Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula discursa no ‘Power Our Planet’ em Paris e diz que vai manter Amazônia ‘em pé’

Presidente Lula fez cobranças aos países mais ricos, e disse que eles têm dívida histórica com a prevenção das florestas
Especial Publicitário
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Mundo – O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante discurso nesta quinta-feira (22), afirmou que países ricos tem uma “dívida histórica” e devem bancar a preservação das florestas da Amazônia. O discursou ocorreu durante o festival “Power Our Planet” no Campo de Marte, em Paris, na França.

Lula foi convidado pela Banda Coldplay para participar da iniciativa que reúne apresentações musicais e líderes mundiais.

No discurso, fazendo uma clara referência a floresta amazônica, Lula afirmou categoricamente que fará “todo e qualquer esforço” para manter a floresta.

“A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo ela pertence a toda a humanidade. E, por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”. Afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ida ao evento faz parte da agenda do presidente na Europa. Lula já se reuniu nesta quinta-feira (22) com os presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermudéz.

Na Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Silva, se encontraram com o papa Francisco, na quarta-feira (21), no Vaticano. Durante o encontro, Lula foi presenteado com uma placa pelo papa.

“Estamos em tempo de guerra e a paz é muito frágil. Queria te presentear com isso que fazemos aqui nas nossas oficinas. É uma flor muito frágil e diz: a paz é uma flor frágil.

Além disso, o papa Francisco também foi presenteado com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré e uma gravura do artista de Pernambuco J.F. Borges, entregues por Janja. Antes de embarcar para Itália Lula havia falado que convidaria Francisco para participar do Círio de Nazaré, em outubro, em Belém (PA).

Entre os assuntos tratados durante a reunião que durou 45 minutos, as duas autoridades conversaram sobre a paz mundial, a luta contra a pobreza, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente.

Depois da visita ao Vaticano, Lula se reuniu com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, no Palácio Chigi. Até a véspera da viagem, o encontro com a chefe de governo do país europeu não estava confirmado e passou a constar na agenda apenas ontem.

Ainda em Roma, Lula esteve ao lado do prefeito da cidade, Roberto Gualtieri. Lula o agradeceu pelo período que estava preso no Brasil. “É uma visita de agradecimento, de expressar minha gratidão pela lealdade, solidariedade e pelo comportamento do prefeito Gualtieri quando eu estava detido na Polícia Federal do meu país”, afirmou Lula, em tom emocionado.

“Além de amigo, sou um torcedor fervoroso de que ele faça uma extraordinária administração na cidade de Roma”, acrescentou o presidente.

Leia mais:

TSE encerra primeiro dia de julgamento de ação contra Bolsonaro

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário