Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula tenta viabilizar acordo entre Mercosul e a União Europeia

Segundo o ministro, os alemães estão muito interessados em fechar acordos bilaterais com o Brasil
Especial Publicitário
Lula e Macron
(Foto: Rodrigo Stuckert / PR)

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai tentar uma nova tratativa para obter um acordo entre o bloco do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE), após não conseguir durante a COP28, ao qual o presidente participou em Dubai, nos Emirados Árabes.

O Brasil é o principal interessado na negociação e deve tentar fortalecer acordos bilaterais com outros países no próximo ano, embora Paraguai e Argentina estejam em situações contrárias.

Além da contrariedade na América do Sul, o acordo conta com o desagrado de França, um dos principais agentes da UE. A saída, segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, seria ir atrás da Alemanha.

Segundo o ministro, os alemães estão muito interessados em fechar acordos bilaterais com o Brasil. As negociações comerciais brasileiras também estarão focadas em todo o sul global e aos países europeus que quiserem tratar individualmente.

Nesta sexta-feira (8) o Brasil deixa a presidência rotativa do Brasil no bloco sul-americano e o Paraguai assume. O país vizinho já demonstrou que a negociação é a última de suas prioridades e cabe ao Brasil convencê-lo do contrário.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário