Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Maestro amazonense estreia concerto no icônico Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles

A gravação ao vivo deste concerto foi disponibilizada pelo selo digital da OSESP e foi destaque no programa “Fiesta” da rádio WFMT de Chicago, EUA.
Especial Publicitário
Maestro amazonense / Foto: divulgação
Maestro amazonense / Foto: divulgação

O maestro amazonense Hilo Carriel estreia nesta terça-feira (10), com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, em LA, nos Estados Unidos, a série de concertos do projeto “Dudamel Fellowship”, apresentando no icônico Walt Disney Concert Hall, “Symphonies for Schools”. A apresentação terá uma réplica na quarta (11).

Maestro amazonense

É a primeira vez que um brasileiro ocupa a posição de maestro assistente dentro deste projeto da LA Phil, tanto na assistência da orquestra quanto na regência, na temporada 2019/2020. O projeto foi criado em 2009, pelo maestro Gustavo Dudamel.

Suas primeiras apresentações regendo a Filarmônica de Los Angeles acontecem nos dias 10 e 11. Posteriormente, o maestro terá outra apresentação, no dia 22, com a Piatgorsky Mass Cello Ensemble, também no Walt Disney Concert Hall.

As duas sessões do concerto “Symphonies for Schools” (Sinfonias para Escolas) terão no programa “Festive Overture”, de Shostakovich, “Martin Luther King”, de Ellington, “Michael Abels”, de Global Warming, “Banner”, de Jessie Montgomery, e a sinfonia No. 9 de Beethoven.

Filarmônica

“A Orquestra Filarmônica de Los Angeles tem um projeto chamado ‘Dudamel Fellowship’, que visa promover uma oportunidade única para promissores jovens regentes ao redor do mundo, para desenvolver suas habilidades e enriquecer sua experiência musical através de mentoreamento individual e da participação nas atividades da LA Phil, incluindo apresentações orquestrais, educacionais e concertos para a comunidade”, explica o maestro amazonense, feliz e ansioso pela apresentação.

Desde fevereiro de 2019, Hilo Carriel tem contato com a direção artística da LA Phil, fazendo sua avaliação para o programa, quando recebeu o convite oficial para ser o Dudamel Fellow na temporada 2019/2020.

Apresentações

Entre as atividades em Los Angeles estão atuar como maestro assistente em apresentações no Hollywood Bowl, dar assistência à orquestra e reger agora uma série de apresentações com o grupo. Como assistente, Carriel tem uma agenda de 18 apresentações pelas próximas semanas.

Hilo Carriel, eleito o mais jovem membro da Academia Amazonense de Música, é mestre em Música – Regência pelo Peabody Institute of The Johns Hopkins University, e bacharel em Música – Regência pela Escola Superior de Artes e Turismo – Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Selecionado como um dos 5 finalistas da 2019 CSO Sir Georg Solti Competition, Hilo foi o recebedor da prestigiosa Baltimore Symphony Orchestra Conducting Fellowship 2018-2019.

Repertório

Nos últimos dois anos trabalhou como regente assistente em programas da Peabody Symphony Orchestra, Peabody Singers e Peabody-Hopkins Choir. No Peabody Institute Carriel também colaborou frequentemente com jovens compositores, apresentando novas obras como regente e como pianista. Regeu ainda estreias mundiais de duas óperas e diversas músicas sinfônicas e de câmara.

​Mentoreado por Marin Alsop, atuou como assistente para os maestros Cristian Macelaru, Markus Stenz, Mario Venzago, Peter Oundjian, Rune Bergmann, Kwame Ryan, dentre outros.

Trabalhou com instrumentistas tais como Joshua Bell, Freddy Kempf, Baiba Skride, Paul Huang, Conrad Tao, Narek Hakhnazaryan, e compositores Kevin Puts e Roxanna Panufnik. Também regeu uma bem sucedida edição do projeto Side By Side com a Baltimore Symphony Orchestra e alunos da Baltimore School for the Arts.

​Destaques

Como regente convidado, Carriel apresentou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) a estreia mundial da “Suíte Caymmi – História de Pescadores”. A gravação ao vivo deste concerto foi disponibilizada pelo selo digital da OSESP e foi destaque no programa “Fiesta” da rádio WFMT de Chicago, EUA.

Hilo também regeu a Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas. Além disso, foi o primeiro regente do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos do Amazonas e regente titular do Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

No Amazonas, Hilo serviu como pianista da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corais Infantil e Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro por várias temporadas. Trabalhou como pianista colaborador em quatro edições do Festival Amazonas de Ópera, três produções da série Vesperais Líricas (ópera de bolso) e atua com Giovanny Conte integrando o Duo Conte & Carriel, dedicado à música brasileira para violino e piano.

Leia Também: BBB20: Babu se torna o participante mais indicado ao paredão

Com informações da assessoria

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário