Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Mais de 80 tartarugas são resgatadas de cativeiro ilegal em Itapiranga

A Polícia Civil do Amazonas resgatou 81 tartarugas que estavam em cativeiro ilegal na casa de um homem em Itapiranga
Especial Publicitário
Mais de 80 tartarugas são resgatadas em Itapiranga
Mais de 80 tartarugas são resgatadas em Itapiranga

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia de Itapiranga (distante 227 quilômetros em linha reta de Manaus), resgatou nesta terça-feira (27/07), por volta de 9h30, 81 tartarugas (quelônios) que estavam em cativeiro, na residência de um homem, de 31 anos, de identidade não revelada, no bairro Caracaraí, naquele município. A apreensão foi uma ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Guarda Municipal.

De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, titular da DIP, após receberem denúncia anônima de que os animais estariam em cativeiro, uma equipe conjunta foi formada e começou a diligência em torno do caso.

“Ao chegarmos no endereço indicado, encontramos 81 quelônios em sacos de fibra. O homem, que estava em posse dos animais, foi levado à delegacia para prestar depoimento. Ele disse que mantinha os animais para venda, pois está desempregado, e faria isso para ajudar sua esposa recém-operada”, relatou o delegado.

Ainda conforme Nogueira, o homem mantinha as tartarugas sem autorização dos órgãos competentes, e a quantidade apreendida é muito superior à permitida para caça de subsistência.

“Caso fosse uma quantidade inferior, devido à precária condição financeira dele, a legislação abriria uma exceção, mas como a quantidade é considerável e não se encaixa em caça para subsistência, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi instaurado”, detalhou Nogueira.

Após o resgate dos animais, a Secretaria do Meio Ambiente daquele município foi acionada para realizar a devolução dos animais à natureza.

Procedimentos – O homem foi autuado pela Lei 9.605/98, referente a crimes ambientais e assinou um TCO, sendo liberado em seguida.

FOTO: Divulgação/PC-AM

Leia também: Boletim Covid-19: FVS-RCP divulga cenário no Amazonas com dados desta terça-feira (27)

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário