Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Manaus deverá receber sinal 5G no final de agosto, diz Anatel

O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreiou no Brasil no último dia 5 deste mês
Especial Publicitário
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Manaus (AM) – A capital do Amazonas deverá ser uma das últimas capitais brasileiras a receber o sinal de telefonia 5G. Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é que chegue em Manaus a partir do dia 29 de agosto de 2022, dada final para os municípios brasileiros que sejam capitais de Estados e o Distrito Federa receberem a tecnologia.

Em nota, a Anatel informou ainda que “o início do uso pode ser antecipado caso sejam atendidas as condições necessárias, que consistem no início das atividades associadas à migração das parabólicas para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits) e na conclusão das atividades associadas à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz e à mitigação de interferências na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz”.

Em Manaus, por conta do posicionamento da estação de recepção de satélite, que está instalada no Centro da cidade, serão necessárias medidas para evitar interferências no sinal.

A Prefeitura de Manaus recebeu, até o momento, dois pedidos para a instalação de Estações de Rádio Base (ERBs), para atender a internet móvel de quinta geração, e as solicitações estão em tramitação junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). 

Desde o mês passado, após sanção do prefeito David Almeida, entrou em vigor a Lei Complementar 17/2022, que dispõe sobre o procedimento de instalação de infraestrutura de suporte para “Estação Rádio-Base (ERB) autorizada e/ou homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)” em Manaus.

O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreiou no Brasil no último dia 5 deste mês. A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado no 4 deste mês pela Anatel.

A tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps.

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

O uso do 5G com sua potencialidade máxima se dará a partir da liberação para uso na faixa de 3,5 GHz. O cronograma de liberação, definido no Edital 5G, é o seguinte:

a) a partir de 29 de agosto de 2022, nos municípios brasileiros que sejam capitais de Estados e o Distrito Federal;

b) a partir de 1º de janeiro de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 (quinhentos) mil habitantes;

c) a partir de 30 de junho de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 200 (duzentos) mil habitantes e em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 (trinta) mil habitantes;

d) a partir de 30 de junho de 2024, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 100 (cem) mil habitantes e em pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 (trinta) mil habitantes;

e) a partir de 30 de junho de 2025, em pelo menos 75% (vinte e cinco por cento) dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 (trinta) mil habitantes;

f) a partir de 1º de janeiro de 2026, nos demais municípios.

Leia mais: Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário