quinta-feira,

16 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Marcelo Ramos deve ser vice-presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) foi um dos principais apoiadores de Arthur Lira (PP-AL) durante a corrida pela Presidência da Câmara
Especial Publicitário
Marcelo Ramos vice-presidente
Marcelo Ramos é vice-presidente da Câmara Federal e do Congresso Nacional - foto: Divulgação

Manaus – A vitória de Arthur Lira (PP-AL) nesta segunda-feira (1°) na escolha para novo presidente da Câmara dos Deputados pode beneficiar o amazonense Marcelo Ramos (PL-AM). Considerado um dos principais aliados do parlamentar, ele pode assumir o cargo de primeiro vice-presidente da casa.

O primeiro vice-presidente da Câmara não é escolhido como em uma eleição nacional, em que ao votar no presidente se está votando também no vice.

Com exceção da presidência, os cargos da Mesa (a direção da Câmara) são distribuídos proporcionalmente ao tamanho dos blocos. O maior bloco tem direito a mais cargos, e é o 1º a escolher qual posto quer.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Marcelo Ramos se mostrou confiante que poderá assumir o cargo.

“Tudo indica que eu serei eleito o 1º vice-presidente da casa. Sempre trabalhei para honrar a confiança que o povo depositou em mim como deputado federal. Em um momento tão difícil para nosso Amazonas, sendo eleito vice-presidente da Câmara, seguirei levando nossa voz para todo o Brasil”, disse.

Marcelo Ramos esteve presente na campanha de Arthur Lira desde o começo. Ele chegou a participar das viagens do novo presidente da Câmara na Região Norte com objetivo de conseguir apoio da classe política.

Durante a campanha, Lira visitou a fábrica da Moto Honda no Distrito Industrial I, zona Sul da capital. assumiu compromisso com a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Votação

Arthur Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (DEM-SP), que teve 145 votos, e mais que a metade dos 503 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno. Ele fica como presidente da Câmara até 2023.

Em seu primeiro discurso como presidente da casa, o deputado defendeu a importância de vacinar os brasileiros contra a Covid-19. “Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas”, disse.

Confira o placar final da votação

  • Arthur Lira (PP-AL): 302 votos
  • Baleia Rossi (MDB-SP): 145 votos
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): 21 votos
  • Luiza Erundina (PSOL-SP): 16 votos
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS): 13 votos
  • André Janones (Avante-MG): 3 votos
  • Kim Kataguiri (DEM-SP): 2 votos
  • General Peternelli (PSL-SP): 1 voto
  • Em branco: 2 votos

Foto: Luís Macedo/Agência Câmara

Leia também: Rodrigo Pacheco derrota Simone Tabet e se torna presidente do Senado

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata