Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

MEC deve enviar Plano Nacional de Educação ao Congresso apenas em 2024

A previsão de entrega do novo plano é no primeiro semestre 2024
Especial Publicitário
MEC - Camilo Santana
(Foto: Luís Fortes / MEC)

Brasil – O Ministério da Educação (MEC) descumpriu o prazo previsto em lei para enviar ao Congresso Nacional a proposta que atualiza o Plano Nacional de Educação. A lei que define metas e diretrizes para o setor e que previa alcance de metas até 2024.

Sancionado em 2014 e previsto para ser encaminhado no primeiro semestre de 2023, o plano com uma nova versão para planejar os próximos dez anos do setor educacional do país não foi encaminhado pelo Executivo ao Legislativo.

O MEC afirma que criou um grupo de trabalho sobre o tema e que provavelmente o Plano Nacional de Educação chegará as Casas Legislativas no primeiro semestre de 2023, com um ano de atraso na proposta.

A última versão do plano foi aprovado ainda no governo de Dilma Rousseff (PT) e o projeto tramitou por quatro anos até à sanção. Caso esse novo plano, que só será enviado em 2024, também tenha demora na tramitação, o Brasil poderá ficar sem metas e diretrizes para a educação pública do país até 2028.

Debates

Ainda segundo o MEC, o novo plano passa por debates com entidades como os conselhos de secretários estaduais e municipais de educação (Consed e Undime).

“No momento, os membros do GT sistematizam os macroproblemas apontados para o estabelecimento de novas metas e estratégias”, diz o ministério. O documento produzido pelo GT será discutido nas conferências municipais, que começam em outubro, conferências estaduais e na conferência nacional de educação, que acontecem na sequência, para subsídio à elaboração da minuta de Projeto de Lei, contendo diagnóstico, diretrizes, objetivo, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação do próximo decênio”, prossegue o ministério.

Leia mais:

Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global no G20

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário