Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Morre Wanderli Pedro Tadei, pesquisador do INPA especialista em Malária e Dengue

O pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Malária e Dengue do INPA, Wanderli Pedro Tadei, 74 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (11)
Especial Publicitário
Morre Wanderli Pedro Tadei, pesquisador do INPA especialista em Malária e Dengue
Morre pesquisador do INPA especialista em Malaria e Dengue Wanderli Pedro Tadei

O pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Malária e Dengue do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Wanderli Pedro Tadei, 74 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (11.maio) em São José do Rio Preto, em São Paulo.

Dr. Wanderli Pedro Tadei no 1º Workshop do projeto de P&D “Mansonia” – Foto: INPA

Wanderli Pedro Tadei chegou em Manaus ainda na década de 80 anos com vasta experiência em temas como entomologia Médica, com ênfase aos estudos de vetores, atuando principalmente em Malária e Dengue, Bioecologia de Anofelinos e de Aedes aegypti, Controle Químico e Biológico, Nanocompostos e Biotecnologia. Era figura estimada na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) nas ações e pesquisas da área de entomologia e controle de endemias.

No último dia 25 março, Tadei completou 74 anos, mas o seu estado de saúde era delicado e seguia em tratamento em sua cidade natal junto a família. Ele deixa o legado na contribuição intelectual de gerações de mestres e doutores na região amazônica e uma vasta produção científica na temática amazônica.

Wanderli possuía graduação em Licenciatura em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente era pesquisador titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, atuando nos cursos de pós-graduação de Entomologia e Genética do INPA, Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Bionorte.

O prefeito de Manaus, David Almeida, lamentou profundamente a morte do pesquisador.

“Meu profundo sentimento de pesar à família, amigos e colegas de trabalho de Wanderli, que deu grande contribuição em ações e pesquisas da área de entomologia e controle de endemias em todo o Amazonas. Que Deus conforte a todos neste momento difícil”, disse o prefeito.

Foto: Divulgação

Leia também: Amazonas recebe 16.380 mil doses da vacina Pfizer

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário