Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

MPAM apura nepotismo de prefeito e vice-prefeito de Urucurituba

Ação pede a perda dos direitos políticos do prefeito José Claudenor e do vice, Leôncio Antônio
Especial Publicitário
Prefeito de Urucurituba - José Claudenor - Sabugo
(Foto: Reprodução / Instagram @pontesclaudenor)

Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) decidiu instaurar um procedimento, no último dia de 13 de setembro, em desfavor do prefeito e vice-prefeito de Urucurituba, José Claudenor Pontes (PT) e Leôncio Antônio Tundis, respectivamente, sob a suspeita de praticar nepotismo no município, quando parentes são empregados na gestão do Executivo Municipal.

A Ação Civil Pública (ACP), do MPAM, vai apurar atos de improbidade administrativa da atual gestão, haja vista que foi constatado o nome de nove servidores que possuem parentesco com os gestores do município, entre eles sobrinhos, cunhados e tios.

O MPAM pediu a suspensão dos diretos políticos, tanto do prefeito quanto do vice, além da aplicação de multa correspondente a 24 vezes o valor da remuneração recebida a cada um dos envolvidos.

Ao decidir pela ACP, o promotor de Justiça do MPAM, Kleyson Barroso, afirma que José Claudenor e Leôncio Antônio infringiram a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que versa sobre nepotismo na Administração Pública.

“Ao nomear seus familiares para exercerem cargos municipais de relevo, o Prefeito e Vice-Prefeito violaram a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, bem como o artigo 37, da Constituição da República, ferindo de morte o princípio da moralidade administrativa e, por isso, devem ser condenados por improbidade administrativa, juntamente com os familiares que foram nomeados”, explicou o promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso.

Leia mais:

Preservando o Futuro: Dia da Árvore e as espécies ‘curáveis’ encontradas na Amazônia

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário