Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Municípios do AM vão receber leitos de UTI, garante Wilson Lima

O governador Wilson Lima (PSC) informou que Parintins deve ser o primeiro município do interior do Amazonas a receber leitos de UTI
Especial Publicitário
UTI municípios do AM

Manaus – O governador Wilson Lima (PSC) anunciou na noite desta quinta-feira (22) que os municípios do interior do Amazonas, considerados polos, vão receber leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A informação foi divulgada durante uma transmissão online pelas suas redes sociais diretamente de Brasília, com o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo.

Durante o dia eles se reuniram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para alinhar planos no combate à pandemia no Estado.

Wilson Lima informou que Parintins, distante a 369 quilômetros da capital, deve ser o primeiro município que vai receber os leitos de UTI, com apoio do Ministério da Saúde.

“Outro pedido que eu fiz ao ministro da Saúde foi apoio no sentido de abrirmos UTIs no interior. O primeiro município que deve receber essa estrutura é Parintins, inclusive, parte dela já está montada. A gente vai colocar em outros municípios que são polos. É a primeira que os municípios do interior vão ter Unidades de Terapia Intensiva”, disse.

O governador considerou a iniciativa um resgate histórico. É a primeira vez que os municípios do Amazonas vão receber suporte com leitos de UTI.

Marcellus Campêlo ressaltou que 10 leitos de UTI devem ser inaugurados em cinco municípios, sendo seis adultos e quatro neonatais. Com isso, irá fortalecer o atendimento médico, tendo em vista que o suporte no interior do Amazonas é feito por meio de UTIs aéreas.

Segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o estado registrou 536 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando a marca de 365.969 casos confirmados da doença. Manaus possui 167.392 casos, enquanto isso, o interior do Amazonas tem 198.577.

Atualmente há 520 pacientes internados, sendo 227 em leitos (36 na rede privada e 191 na rede pública), 284 em UTI (75 na rede privada e 209 na rede pública) e nove em sala vermelha.

Também foram confirmados 20 óbitos por Covid-19, alcançando a marca de 12.474 mortes em decorrência do vírus no Estado.

Foto: Divulgação e Diego Peres/Secom

Leia também: Prefeitura de Manaus reforça vacinação para trabalhadores da saúde que ainda foram não imunizados

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário