Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Nilcéa Freire, ex-ministra e principal responsável da Lei Maria da Penha, morre aos 67 anos no RJ

Especial Publicitário

Foto: Divulgação

Faleceu na manhã deste domingo (29) Nilcéa Freire, 67, ex-ministra de Políticas para as Mulheres no Rio de Janeiro, vítima de um câncer.

A informação foi divulgada pela diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital fluminense.

Nilcéa foi ministra do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) de 2004 a 2011. Ela era médica, professora, pesquisadora e a primeira mulher assumir a reitoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Além disso, ela atuou em causas relativas ao aborto, a generalização do serviço de disque-denúncia, das delegacias e varas especiais das mulheres e foi uma das responsáveis pela Lei Maria da Penha.

Cotas

Durante a sua gestão na Uerj, Nilcéa implantou o projeto de cotas para estudantes de escolas públicas e afrodescendentes nas universidades. O projeto foi estendido para todas as universidades e institutos federais do Brasil em 2012.

Pronunciamento do PT

O PT se manifestou a respeito da morte de Nilcéa. Em nota, o partido disse que Nilcéa deixa uma lacuna na militância feminina brasileira.

Confira a nota na íntegra

O Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro comunica e lamenta o falecimento da companheira Nilceia Freire, ex-Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do governo Lula. Nilcéa faleceu esta noite no Rio de Janeiro, onde também atuou como médica, professora, pesquisadora, reitora da Uerj, dentre outras funções que desempenhou ao longo de sua trajetória.

Nilcéa Freire fez do Brasil uma liderança na área de políticas públicas para mulheres, tornando-se referência. Como secretária, realizou a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que reuniu mais de 120 mil mulheres de todo o país e, em consequência dessa mobilização, publicou, no final de 2004, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Sob sua condução, foram implementadas as mais relevantes políticas públicas voltadas às mulheres da história do Brasil até o momento.

Mulher de luta pela vida até o fim, Nilcéa Freire deixa uma lacuna na militância feminista brasileira. Deixa plantadas as sementes daquilo que lutamos para ver florecer. Nilcéa Freire, Presente!

Da Redação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário