Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

OAB-AM tem primeira mulher indígena na presidência de comissão

Além de primeira mulher a presidir uma comissão indígena, é também a única advogada da etnia Kanamari
Especial Publicitário
(Foto: Jefferson da Silva /OAB-AM)

Nesta terça-feira (16), foi realizada a cerimônia de possa da nova presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM). A advogada Adriana Inory, da etnia Kanamari, é a primeira mulher a presidir uma comissão indígena na entidade. O objetivo da comissão é assegurar a proteção dos direitos dos povos indígenas, promovendo maior interação com este público ao impulsionar estratégias e diretrizes gerais para a proteção e amparo dos direitos das populações indígenas no estado do Amazonas.

Adriana Inory Kanamari não é apenas a primeira mulher a presidir uma comissão indígena, também é a primeira e por enquanto, a única advogada da etnia Kanamari a ter inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo ela, a atuação da comissão cria a possibilidade de divulgar as diversas etnias da região, firmar diálogos e projetos para defesa e proteção dos direitos dos povos originários.

O projeto da comissão prevê também palestras e cursos que serão promovidos para gerar reflexão sobre as influências da cultura indígena, além de abordar temas relacionados a sustentabilidade e meio ambiente.

Adriana Inory Kanamari

Natural de Itamarati, possui experiência na área de educação e atividades humanitárias. Atuou como professora no curso técnico de “Serviços Jurídicos” do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM), levando conhecimento para os municípios do interior do Estado do Amazonas, trabalhou em organizações humanitárias parceiras do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) prestando serviço de gestora de casos de proteção e assessoria jurídica para indígenas Warao da Venezuela, como também refugiados no Brasil não indígenas.

Sobre os Kanamari

Os Kanamari estão situados em diferentes Terras Indígenas. Segundo levantamento etnoecológico da Funai, no estado do Amazonas a área kanamari do Rio Juruá está localizada nos municípios de Eirunepé, Pauini e Itamarati. Os Kanamari também se estabelecem no Vale do Rio Javari conforme dados do Programa Povos Indígenas no Brasil.

LEIA MAIS:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário