Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Operação combate tráfico internacional de drogas no AM e em oito estados

Justiça bloqueou ativos financeiros de pessoas físicas e jurídicas que chegam ao total de R$ 5,8 milhões
Especial Publicitário
Foto: Divulgação

A Polícia Federal do Amazonas (PF-AM) realiza nesta quarta-feira (20) uma operação para combater o tráfico de drogas No Amazonas. A ‘Operação Vikare’ está sendo em conjunto com as polícias dos estados do Amapá, Pará, Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. No Amazonas, a operação ocorre em Manaus e em Itacoatiara, a 175 quilômetros da capital.

Cerca de 300 policiais cumprem mandado de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão em endereços comerciais, residenciais e um aeródromo particular.

Segundo nota divulgada pela PF, as investigações apontam crimes de associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os suspeitos usavam aeronaves para distribuir drogas para diferentes pontos do país.

As investigações iniciaram em maio de 2020, quando a Polícia Federal, descobriu destroços de um avião de pequeno porte, que ficou atolado no município de Calçoene (AP). A aeronave tinha sido destruída por incêndio para esconder os crimes. Ele teria sido adaptado para transportar drogas.

“No Amapá, a Polícia Federal encontrou indícios de que este aeródromo fornecia apoio logístico, como combustível para a aeronave fazer esses voos aos demais Estados brasileiros, bem como a outros países fornecedores da droga, como Colômbia e Venezuela. O local também foi utilizado como ponto de apoio para realização dos preparativos da aeronave de modo a deixá-la em condições para voar com autonomia para longas distâncias”, diz a nota.

Os investigadores chegaram a conclusão de que se tratava de uma grande e articulada organização criminosa com participação de brasileiros e estrangeiros, voltada à prática de diversos crimes, notadamente o tráfico internacional
de drogas, por meio de uma rota que passava por países da América do Sul. O tráfico tinha origem na “Colômbia e Venezuela, e tinha o estado do Amapá como uma de suas bases logísticas fundamental, de onde as drogas partiriam para outras regiões do Brasil”. Os criminosos usavam empresas de “fachadas” para cometerem os crimes.

Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, a Justiça Federal no Amapá impôs medidas de sequestro de bens, direitos e valores de 68 pessoas físicas e jurídicas.

Durante a operação, 95 veículos, entre carros, caminhões e motos de luxo, tiveram proibição da transferência de propriedade; 3 aeronaves com indisponibilidade e restrição de uso; 19 embarcações com indisponibilidade e restrição de uso.

Quarenta e uma pessoas físicas e jurídicas estão com indisponibilidade de diversos imóveis e a Justiça ainda bloqueou ativos financeiros de pessoas físicas e jurídicas que chegam ao total de R$ 5,8 milhões.

Se condenados, as penas somadas podem chegar a 51 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

O termo vikare pertence à Mitologia Grega, sendo conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando. A tentativa foi frustrada, resultando em queda Mar Egeu. Então o nome da operação faz referência a duas tentativas frustradas de voos que sairiam do Amapá, uma porque a aeronave caiu e uma segunda aeronave foi interceptada.

Veja fotos e vídeos

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário