sábado,

27 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Panair não recebe reforma há mais de 10 anos, segundo feirantes

Permissionários reclamam da falta de melhora na infraestrutura
Especial Publicitário

(Foto: Jhonata Lobato)

Uma das feiras mais movimentadas de Manaus não está tão bem apresentável para os usuários. A feira da Panair, localizada na rua Vista Alegre, bairro Educandos, zona Sul da capital, não recebe uma revitalização na infraestrutura há mais de 10 anos, segundo os permissionários.

A equipe do Portal Tucumã conversou com os feirantes que trabalham no local e desabafaram sobre o descontentamento que sentem com a atual situação do ambiente de trabalho. Os cinco permissionários com quem falamos preferem não ser identificados por medo de perder o espaço em que trabalham.

Segundo um peixeiro que trabalha há mais 30 anos na feira, o principal problema é com a comissão gestora, pois é feita uma contribuição semanal para o departamento e, quando é solicitado um reparo mais complexo a desculpa é que não tem recurso suficiente.

“Nós pagamos R$13 toda a semana para a comissão, eles ajudam apenas com o básico, limpeza, substituição de lâmpadas etc. Mas quando pedimos para melhorar a parte de trás da feira, nunca tem dinheiro para fazer. Eu não sei porque tanto a gente contribui para essa comissão se não temos o suporte que precisamos”, contou o homem.

Outro peixeiro que trabalha no tablado, área de madeira localizada às margens do rio, contou que a manutenção é dada geralmente pelos próprios vendedores, pois se for esperar pela comissão gestora, o retorno demora demais.

“Trabalhar em um local onde é de madeira é complicado, precisamos lavar porque nosso produto é peixe, ou seja, é pitiú. E o contato da água com a madeira faz o material apodrecer. Já teve situações de clientes pisarem em um pau podre e varar com a perna no buraco. Isso é um risco que só vão dar atenção quando algo pior acontecer”, falou.

Uma feirante frisou que políticos já apresentaram soluções através de projetos para melhorar a estrutura local, principalmente em tempo de campanha para eleições municipais.

“Já veio tanto candidato a vereador aqui nos prometer céu e terra que perdi as contas. Nós só queremos um lugar mais digno para trabalhar, somos felizes com nosso trabalho, mas poderia ser muito melhor se fosse mais valorizado pelo poder público”, desabafou.

Gestão

Falamos com funcionários da comissão gestora da Panair que esclareceram sobre o papel que desempenham no local. Eles nos contaram que grandes reformas são de responsabilidade da Prefeitura de Manaus. Já pequenas obras, manutenção e a segurança interna é realizada por eles.

Nossa equipe foi até a sede da comissão na feira para conversar com a Presidente do departamento duas vezes, mas ela não estava presente. Também tentamos por telefone, mas ela só atendeu na segunda tentativa e ainda estava ocupada no momento. Como a matéria já se aproximava da publicação, não obtivemos reposta até seu fechamento.

Entramos em contato com a secretaria de Agricultura, abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), por e-mail, para saber sobre a previsão de algum projeto de obras na feira. O órgão nos informou que existe uma um processo licitatório para reforma do tablado da banana. E ainda destacaram que o tablado é de madeira porque, “legalmente, não se pode fazer construções em alvenaria na beira do rio, por ser uma área de marinha”, diz trecho da nota do órgão.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata