Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Parintins entra na lista de municípios em situação de emergência, segundo Defesa Civil

A Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 17 municípios de nove estados
Especial Publicitário
(Foto: Defesa Civil/RS)

Brasil – A Portaria Nº 3.367, de 27 de outubro de 2023, reconheceu a situação de emergência em 17 municípios de nove estados por questões climáticas, como erosão, vendaval, chuvas, seca e estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30).

Parintins é um dos municípios que está em situação de emergência, reconhecido pela Defesa Civil Nacional. O município, assim com os demais da lista, devem solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada no restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Vale ressaltar que o reconhecimento da situação de emergência deve ser solicitado pelo governado ou prefeito de cada município afetado. O pedido é feito inteiramente no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), sob uma análise prévia das informações pela Defesa Civil Nacional.

Confira a portaria com os municípios atingidos aqui.

Veja também:

Diante das projeções para a vazante 2023, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou requerimentos à Defesa Civil do Estado e à Amazonas Energia para que apresentem os planos de contingenciamento para minimizar os danos para a população.  

Com a navegação noturna suspensa pela Marinha do Brasil, em razão dos bancos de areia e outros obstáculos, os suplementos têm demorado a chegar aos municípios e, no início da semana, a Amazonas Energia informou que está tendo dificuldades para fazer chegar o diesel que abastece as termoelétricas.

“A elaboração e execução de um plano de contingência específico para o período de vazante é crucial, pois pode ajudar a identificar e antecipar os desafios que as comunidades enfrentarão durante essa época. Isso permite que a Defesa Civil e o Governo do Estado estejam preparados para responder, de forma eficaz e coordenada, mitigando os impactos negativos e garantindo a segurança das populações afetadas”, disse o parlamentar.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário