Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

PC-AM destaca trabalho realizado pela DERFD na solução de crimes

A Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações está localizada na rua Cinco, bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital
Especial Publicitário
Denis Pinho, delegado titular da DERFD - Foto: Mayara Viana/PC-AM

A Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), é responsável por investigar e encaminhar à Justiça atos contra o patrimônio, que pode envolver roubo, incidência e graves ameaças, atua também contra defraudações, que incluem estelionatos, falsidade documental e ideológica.

A unidade especializada também é responsável pela apuração de roubos, onde possa ocorrer o uso da violência ou grande ameaça a vítima, além de furtos, quando objetos são subtraídos sem que a vítima tome conhecimento da ação criminosa. Entretanto, a DERFD disponibiliza vários serviços que também beneficiam a população.

O delegado Denis Pinho, titular da DERFD, esclarece que as vítimas podem realizar as denúncias tanto na delegacia especializada, quanto em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP), em qualquer zona da cidade, que também possui atributos para investigar crimes contra o patrimônio e fraudes.

“Após o Boletim de Ocorrência (BO) ser registrado, a vítima deve voltar a procurar a delegacia, pois a maioria dos casos são necessários as representações como, por exemplo, o estelionato, que tem aumentado bastante, mesmo com as restrições impostas pela pandemia. Os criminosos têm inovado e utilizado plataformas e sites de interação, e por meio de conversas roubam as vítimas”, explica o delegado.

A autoridade policial acrescenta que, pelo fato do estelionato ter se tornado recorrente, as pessoas devem ter um cuidado maior, e passem a negar qualquer tipo de oferta vultuosa sobre produtos ou serviço que estejam muito abaixo do valor de mercado. Já em casos de furtos, que ocorrem corriqueiramente em transporte coletivo, é importante ter cuidados com pertences pessoais, principalmente o celular.

Registro de Ocorrências – As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: www.delegaciainterativa.am.gov.br, ou ainda, formalizar pessoalmente na DERFD, localizada na rua Cinco, s/n°, bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital.

Com informações da assessoria

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário