Esporte – O técnico português Pedro Caixinha não comanda mais o Santos. Ele foi demitido pela diretoria do clube na manhã desta segunda-feira (14), um dia após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Além do treinador, deixaram o clube os auxiliares Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e o preparador de goleiros José Belman. O auxiliar técnico César Sampaio assume o comando interinamente.
Em nota oficial publicada nas redes sociais, o Santos agradeceu a Caixinha pelos serviços prestados e desejou sucesso em sua carreira.
“A diretoria agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira”, escreveu o clube.
Caixinha foi o segundo técnico a cair no Brasileirão 2025. O primeiro foi Mano Menezes, demitido do Fluminense após a derrota para o Fortaleza na rodada de estreia.
Anunciado em dezembro para substituir Fábio Carille, Caixinha chegou ao Santos após passagem pelo Red Bull Bragantino. No comando do alvinegro praiano, ele disputou 16 partidas, com seis vitórias, três empates e sete derrotas — um aproveitamento de 44%. A equipe marcou 25 gols e sofreu 20 sob sua gestão.
No Campeonato Paulista, Pedro Caixinha levou o Santos até a semifinal, sendo eliminado pelo Corinthians em Itaquera. Durante o estadual, o técnico contou com o retorno de Neymar, que vinha de longo período afastado após lesão no Al Hilal, da Arábia Saudita. Neymar teve boas atuações, incluindo um gol olímpico, mas desfalcou a equipe na semifinal devido a uma lesão na coxa esquerda. Ele voltou a atuar apenas contra o Fluminense, entrando no intervalo da partida.
De volta à Série A após a disputa da Série B em 2024, o Santos vive um início difícil de Brasileirão. Em três jogos, o time ainda não venceu: perdeu para o Vasco (2 a 1), empatou com o Bahia (2 a 2) e foi derrotado pelo Fluminense. Com apenas um ponto conquistado, o clube ocupa a penúltima colocação da tabela, com três gols marcados e cinco sofridos.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Atlético Mineiro, atual 16º colocado, nesta quarta-feira (16), na Vila Belmiro — partida que pode ser decisiva para a reação do clube, que completa hoje 113 anos de história.
Leia mais
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb