Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Peixes são contaminados devido ao garimpo ilegal em Roraima, aponta pesquisa

Os pesquisadores coletaram peixes de 27 de fevereiro a 6 de março de 2021.
Especial Publicitário
(Foto: Agência Pública/ Creative Commons)

Boa Vista (RR) – Peixes que vivem nas proximidades das terras indígenas Yanomami entre a Amazonas e Roraima têm índices elevados de mercúrio, acima dos limites estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, o consumo tolerável de mercúrio por dia é de 2 µg/kg de peso corporal e 0,2 µg/m3 para exposição a longo prazo.

A informações foi divulgada nesta segunda-feira (22) estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fioculus), do Instituto de Estudos Socioambientais (ISA), do Instituto Evandro Chagas e da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Foram coletados os peixes em três dos quatro pontos da bacia do Rio Branco formada pela confluência dos rios Takutu e Uriquera e um dos principais afluentes do rio Roraima com mais de 20 espécies de peixes identificados como os mais consumidos no estado.

Os pesquisadores coletaram peixes de 27 de fevereiro a 6 de março de 2021. As cidades com os maiores índices de poluição lavados pela bacia do Rio Branco foram Boa Vista (25,5%), Baixo Rio Branco (45%), Rio Mukajayi (53%) e Rio Uraricoela (57%).

Estudos têm demonstrado que, independentemente da ingestão, os peixes carnívoros apresentam níveis extremamente elevados de mercúrio que são inaceitáveis ​​para o consumo humano.

Garimpo ilegal

Estudos mostram que 45% do mercúrio usado na mineração ilegal por terceiros é despejado sem tratamento nos rios e córregos da Amazônia.

“O mercúrio liberado de forma indiscriminada no meio ambiente pode permanecer por até cem anos em diferentes compartimentos ambientais e pode provocar diversas doenças em pessoas e em animais”, diz o estudo.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário