Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Pesquisa do Datafolha aponta maior reprovação do STF ; bolsonaristas encabeçam números

Entre os bolsonaristas, 8% avaliam atuação da Corte como ótima ou boa; 65% veem trabalho ruim ou péssimo
Especial Publicitário
STF - Pesquisa Datafolha
(Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Brasil – Um levantamento feito pelo Datafolha e divulgado neste sábado (9) mostra que a reprovação do Supremo Tribunal Federal (STF) aumentou em 7 pontos percentuais nos últimos 12 meses, saindo de 31% para 38%. Já a aprovação caiu 4 pontos, saindo de 31% para 27%.

A pesquisa oi realizada na última quinta-feira (5) e ouviu 2.004 mil eleitores, distribuídos em 135 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os que consideram que o Supremo tem um desempenho regular somaram 31%, ante 34% na última pesquisa, realizada nos dias 19 e 20 de dezembro de 2022.

Na série histórica, apesar de a reprovação ter se aproximado do pior índice –39%, em dezembro de 2019, a aprovação subiu em relação ao mesmo levantamento, quando marcava apenas 19%.

Ainda conforme o levantamento do Datafolha, a maioria dos entrevistados que avaliam o desempenho do tribunal como ruim/péssimo tem mais instrução: são 46% neste grupo.

Já os entrevistados de classe média-baixa (que ganham de 2 a 5 salários-mínimos mensais) também mantiveram o mesmo percentual dos mais instruídos. Já os evangélicos são 44%.

A maioria dos que reprovam a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também reprovam o STF: somam 76%.

Petistas e Bolsonarista

A polarização política entre petistas e bolsonaristas também chegou a Suprema Corte. Dos petistas entrevistados, 45% avaliam que o STF tem feito um trabalho ótimo ou bom, e 15% veem atuação ruim ou péssima. Já entre os bolsonaristas, 8% avaliam atuação da Corte como ótima ou boa; 65% veem trabalho ruim ou péssimo.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário