Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Pesquisa mostra que metade dos brasileiros já sofreu esgotamento mental

Mulheres são as que mais sofrem com o esgotamento, representando 57% dos que passaram por estresse extremo
Especial Publicitário
(Foto: Tim Gouw/Pexels)

Brasil – Pelo menos metade da população brasileira já viveu uma situação de esgotamento mental por mais de um dia seguido ou tem alguém dentro de casa que enfrentou a condição. A descoberta foi possível graças à pesquisa “Datafolha Saúde Mental dos Brasileiros 2022”. As mulheres são as que mais sofrem com o esgotamento, representando 57% dos que declararam ter passado por momentos de estresse extremo.

O estudo foi encomendado pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) e faz parte da campanha “Bem Me Quer, Bem Me Quero: Cuidar da Saúde Mental é um Exercício Diário”. O projeto marca as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à saúde mental e à prevenção do suicídio.

A coleta dos depoimentos foi feita entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano, com 2.098 entrevistas presenciais com pessoas de 16 anos ou mais, residentes em 130 municípios das cinco regiões do país.

Em torno de 53% dos participantes afirmaram ter passado por um período de cansaço e instabilidade emocional, seguido por uma sensação de desgaste físico e mental que durou mais de um dia, ou declararam conviver com alguém que sentiu isso.

O estado da saúde mental dos adultos jovens é o que mais chama atenção: Na faixa etária entre 16 a 24 anos, 63% vivenciaram situações de estresse e cansaço por mais de um dia, que levam ao esgotamento.

Oito em cada 10 brasileiros responderam que os momentos de angústia e ansiedade se intensificaram durante os últimos dois anos e meio, na pandemia da Covid-19, comparado com períodos anteriores.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário