Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Pesquisador desenvolve alimentos ricos em proteínas com penas de frango

As penas de frango são ricas em queratina, que possui até oito tipos de aminoácidos essenciais para uma dieta saudável, afirma pesquisador
Especial Publicitário
Pesquisador desenvolve alimentos ricos em proteínas com penas de frango
Pesquisador desenvolve alimentos ricos em proteínas com penas de frango

A ideia pode causar certa estranheza, mas resolve dois problemas de uma só vez: o desperdício de toneladas de penas de frango descartadas pela indústria e a escassez de alimentos em alguns países.

Sorawut Kittibanthorn é um pesquisador tailandês e fazia seu mestrado em Londres quando notou que poderia reaproveitar este resíduo para desenvolver alimentos ricos em proteínas. Matéria-prima é o que não falta: só na Europa, todos os anos, são descartadas 2,3 milhões de toneladas de penas de frango.

Após concluir o mestrado em MA Material Futures, Kittibanthorn busca financiamento para desenvolver o projeto, que ainda precisa de algumas melhorias. Contudo, o pesquisador já tem sua versão de nuggets de frango e um substituto para o bife – ambos receberam críticas positivas. 

‘Bomba’ de queratina

As penas de frango são ricas em queratina, que possui até oito tipos de aminoácidos essenciais para uma dieta saudável. Já foi provado que a proteína da queratina das penas é segura para o consumo humano.  

O professor de ciências alimentares da Kasetsart University (KU), na Tailândia, Hathairat Rimkeeree, experimentou o prato criado por Kittibanthorn e resumiu a relevância do projeto em sua avaliação. “Eu acredito que o prato tem potencial para se tornar uma fonte alternativa de alimento no futuro”, disse.

Os alimentos produzidos à base de penas de frango não podem ser classificados como veganos ou vegetarianos, mas Kittibanthorn acredita que podem ser considerados ‘alimentos éticos’ por reaproveitarem tudo o que vem do animal: as penas, inclusive. 

Com informações via Pensamento Verde
Foto: Divulgação

Leia também: Freira francesa, a mais velha da Europa, se cura de Covid-19 aos 116 anos

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário