Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

PF se une com as Forças Armadas em operação de defesa na Amazônia Legal

A Justiça Federal autorizou o cumprimento de 13 mandados de busca e 4 de prisão preventiva na área interior da Amazônia Legal
Especial Publicitário
PF se une com as Forças Armadas em operação de defesa na Amazônia Legal
PF se une com as Forças Armadas em operação de defesa na Amazônia Legal

Brasil – Na última sexta-feira (11), policiais federais, militares das Forças Armadas e agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fecharam, nove serrarias instaladas próximas à Terra Indígena do Alto Rio Guamá, no sudeste do Pará. Ação faz parte de operação de defesa na Amazônia Legal.

Segundo a Polícia Federal (PF), os estabelecimentos funcionavam ilegalmente, a serviço de uma organização criminosa que vinha desmatando a região irregularmente.

A madeira extraída era vendida para outros estados, sem documentação de procedência. E era escoada por meio de um porto clandestino construído de forma improvisada no Rio Gurupi – e que foi interditado.

A Justiça Federal autorizou o cumprimento de 13 mandados de busca e 4 de prisão preventiva no âmbito da chamada Operação Flora Vindicta, que faz parte da Operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Ministério da Defesa para prevenir e reprimir crimes ambientais na Amazônia Legal – região que no brasil compreende nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Os mandados foram cumpridos em três cidades paraenses: Mãe do Rio, Capanema e Cachoeira do Piriá, onde funcionam oito das nove serrarias alvo da operação.

Em nota, a PF esclareceu que, “se ao final da investigação for confirmada a hipótese criminal levantada no inquérito policial”, os implicados responderão pelos crimes de organização criminosa, receptação qualificada, falsidade ideológica e crime ambiental. Somadas, as penas podem chegar a 25 anos de prisão, além de multa.

Foto: divulgação

Leia também: Projeto de médico leva saúde de barco a 30 mil moradores da Amazônia

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário