Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

PIS/Pasep será pago em 2022; confira quem tem direito ao benefício

Cerca de 23 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial
Especial Publicitário
Pagamento do abono salarial PIS/Pasep, que era para ser feito em 2021, terá início em 2022 (Foto: Agência Brasil)
Pagamento do abono salarial PIS/Pasep, que era para ser feito em 2021, terá início em 2022 (Foto: Agência Brasil)

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep será pago em 2022. Antes, o benefício era liberado no segundo semestre e se estendia até o primeiro semestre do ano seguinte.

Assim, os pagamentos previstos para o segundo semestre de 2021 serão feitos no início de 2022. Ou seja, o calendário 2022, ano-base 2020, terá início previsto para janeiro de 2022.

A decisão foi do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que é formado por representantes do governo, sindicatos dos trabalhadores e sindicatos patronais.

De acordo com o governo, a mudança no calendário representará uma economia de R$ 7,45 bilhões em despesas neste ano, em um momento em que o governo enfrenta dificuldades para cumprir o teto de gastos – regra que limita a alta das despesas à variação da inflação do ano anterior.

Já o pagamento do calendário 2020-2021, ano-base 2019, terminou no dia 30 de junho. Os trabalhadores que deixaram de sacar até o prazo final deverão esperar o próximo calendário.

Pelas regras do Codefat, o beneficiário tem direito assegurado ao abono pelo prazo de cinco anos e acúmulos são depositados no calendário seguinte.

O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Cerca de 23 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário