Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Policiais realizam trabalho de prevenção ao suicídio na Ponte Rio Negro

Além do trabalho policial, é necessário que haja uma parceria entre a polícia e a psicologia
Especial Publicitário

O mês de setembro foi marcado pela campanha nacional que conscientiza sobre a prevenção ao suicídio, intitulada “Setembro Amarelo”, mas durante o ano todo, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) é acionada para atender situações em que pessoas tentam tirar a própria vida em espaços públicos. Além das técnicas de negociação na hora do fato, as equipes policiais também orientam para o atendimento psicossocial.

A 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), localizada no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, lida constantemente com ações preventivas, principalmente, na Ponte Rio Negro, que liga a capital ao município de Iranduba. De acordo com o comandante da 8ª Cicom, capitão Ângelo Cruz, as ocorrências chegam via 190 e os policiais que são capacitados pelo Centro de Psicologia da PMAM são encaminhados até o local para realizarem o atendimento.

“Tentamos um diálogo com o cidadão que está prestes a pular da ponte e, ao mesmo tempo, acionamos outros órgãos, como Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e Corpo de Bombeiros. Trabalhamos da melhor forma possível para que o cidadão não cometa o ato de se jogar da ponte. Geralmente, conseguimos um resultado positivo e acionamos os familiares ou os órgãos competentes para fazer o acompanhamento desta pessoa”, disse Cruz.

Além do trabalho policial, é necessário que haja uma parceria entre a polícia e a psicologia. Segundo a psicóloga Gerusa Barros, que trabalha há um ano e meio com os policiais, a junção é essencial para intervir nas tentativas de suicídio. Ela realiza um trabalho voluntário com as equipes da 8ª Cicom.

“Observamos que tínhamos muito em comum, que é a valorização da vida. Então resolvemos trabalhar juntos e elaborarmos estratégias, para o ano todo, de ajudarmos a comunidade. A abordagem do policial é muito importante, principalmente o cuidado na hora de falar e na demonstração de empatia por essas pessoas. Trabalhamos de forma eficaz e conseguimos, muitas vezes, fazer um acompanhamento domiciliar que tem sido muito positivo”, explicou Gerusa.

Campanha de prevenção 

Outro fator positivo será a implantação da “Campanha Permanente em Favor da Vida”, do Comando de Policiamento da Área Oeste (CPA Oeste). Conforme o comandante do CPA Oeste, coronel Leandro Benevides, dois policiais especializados e treinados serão responsáveis por realizarem ações sociais aproximando o policial da comunidade e realizando diversas palestras de prevenção.

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário