[views count="1" print="0"]

Prefeitura de Manaus apoia feijoada em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Às 12h será servida a feijoada e em seguida se apresentarão as atrações musicais. O encerramento está marcado para meia-noite
Consciência Negra - Prefeitura de Manaus
(Foto: Divulgação / Secom)

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apoia, nesta segunda-feira, 20/11, a tradicional feijoada em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, no Quilombo Urbano Barranco de São Benedito, Praça 14, zona Sul.

O Dia Nacional da Consciência Negra e Nacional de Zumbi foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, em referência ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morto nesse dia do ano de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, apoiar as tradições e os costumes dos nossos antepassados é manter a história viva, mas também, garantir os direitos desses cidadãos.

“O Dia Nacional da Consciência Negra nos remete à luta, não apenas de um homem, mas de uma liderança que foi uma das responsáveis pela cultura negra ser respeitada perante a sociedade. Ainda hoje a luta continua, avanços aconteceram, mas é necessário que nós, agentes públicos, possamos fazer mais, não apenas preservar, resgatar e manter a história viva, mas garantir que os direitos constitucionais sejam de fato respeitados e garantidos”, pontuou.

Uma das lideranças no Amazonas, o ativista e presidente da Associação do Movimento Orgulho Negro do Estado do Amazonas (Amonam), Cassius Fonseca, afirmou que o evento de segunda-feira é uma tradição que precisa ser mantida.

“Nossa feijoada acontece todos os anos no segundo Quilombo Urbano do Brasil, na Praça 14, momento em que os movimentos celebram a data, distribuímos feijoada, além das atrações culturais. É uma tradição que não pode morrer e para isso, contamos todos os anos com o apoio do poder público. Este ano não seria diferente”, disse.

A programação preparada pela Amonam vai ter Tambor de Crioulo, Maracatu, Capoeira, além do Grupo Pão Torrado, Auzier do Samba e a bateria da escola de samba Vitória Régia.

O Quilombo Barranco de São Benedito fica na avenida Japurá, entre as ruas Visconde de Porto Alegre e Duque de Caxias, bairro Praça 14 de janeiro. A programação inicia às 10h com as atrações culturais. Às 12h será servida a feijoada e em seguida se apresentarão as atrações musicais. O encerramento está marcado para meia-noite.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário