Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Primeiro-ministro do Japão sofre desaprovação após gestão dos Jogos Olímpicos

O primeiro-ministro Yoshihide Suga tem apresentado dificuldades para gerir as questões de saúde em relação aos Jogos Olímpicos
Especial Publicitário
Ministro da Saúde diz que “logo, logo” brasileiro não precisará usar máscara
Ministro da Saúde diz que “logo, logo” brasileiro não precisará usar máscara

O índice de aprovação do gabinete no Japão caiu 9% desde junho, chegando a 34%, de acordo com uma pesquisa realizada pela mídia local. A desaprovação se concentra nas preocupações da Covid-19 relacionadas aos Jogos Olímpicos de Verão, que começaram na semana passada.

A pesquisa realizada por Nikkei e TV Tokyo foi divulgada na manhã de segunda-feira (29), apenas três dias após o início dos Jogos Olímpicos de verão. A análise foi realizada entre sexta-feira e domingo e os resultados mostraram as classificações mais baixas desde que o primeiro-ministro Yoshihide Suga assumiu o cargo em setembro passado.

De acordo com a pesquisa, a resposta mais popular para a desaprovação foi ‘falta de liderança’, citada por 53%, seguida por ‘má gestão do governo e do partido’ com 35%.

Os Jogos Olímpicos, que deveriam ocorrer em 2020, mas foram adiados para este verão devido à pandemia, geraram protestos generalizados em todo o Japão. Muitos acham que o evento global representa um risco nacional para a saúde, potencialmente disseminando ainda mais a Covid-19.

Uma petição online intitulada ‘Cancele as Olimpíadas de Tóquio para proteger nossas vidas’ recebeu mais de 450.000 assinaturas. Se o evento for realizado, as Olimpíadas negarão seu próprio propósito de “celebrar a paz”, diz a petição.

Também afirma que o vírus “não está sob controle” e que a distribuição de vacinas “está limitada a países economicamente desenvolvidos e, portanto, a pandemia está longe de terminar”.

A ligação entre a decisão de prosseguir com os jogos e as preocupações quanto ao manejo da pandemia foram comunicadas na pesquisa de segunda-feira.

Os entrevistados que disseram que as vacinas ‘não estão indo bem’ ganharam seis pontos, para 65%, enquanto o número dos que disseram que ‘estão indo bem’ diminuiu nove.

Uma eleição geral no Japão deve ocorrer em ou antes de 22 de outubro, e a nova pesquisa apresenta uma perspectiva sombria para o primeiro-ministro.

No entanto, o Partido Liberal Democrático (LDP) de Suga governou o Japão, exceto quatro anos desde a Segunda Guerra Mundial, e controla amplamente o parlamento. Uma mudança na liderança, se acontecer, provavelmente virá de dentro do partido.

Com informações via RTNews

Leia também: Ministro da Saúde diz que “logo, logo” brasileiro não precisará usar máscara

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário