Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas estimula aprendizado da Língua Brasileira de Sinais

Ação recebeu apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola
Especial Publicitário
(Fotos: Ana Ivanilda Silva- Acervo Pessoal)

Amazonas – Alunos da Escola Estadual Luizinha Nascimento, na zona sul de Manaus, aprenderam, de forma básica e simples, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em um projeto que alcançou 80 alunos dos três anos do Ensino Médio. A ação recebeu apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Ana Ivanilda da Silva, que coordenou o projeto, os alunos aprenderam o alfabeto, os números, os parâmetros corretos, além da configuração de mãos e os cumprimentos básicos de uso diário pelos surdos.

“Como educadora senti a necessidade de repassar meus conhecimentos aos alunos e despertar o interesse dos mesmos pela Libras. Foi providenciada uma pequena apostila, com fonte de pesquisa na internet, para estudo e conhecimento teórico da Libras, o que despertou interesse e curiosidade dos educandos para o aprendizado da língua para fins comunicativos”, contou.

Segundo a professora, os alunos apoiaram a iniciativa e aderiram ao projeto de forma extremamente positiva. Além disso, uma mini cartilha sobre o tema e os conhecimentos adquiridos foi desenvolvida como recurso pedagógico.

Educação e integração

Conforme relatou a coordenadora, o projeto evidenciou a importância do estudo e do conhecimento teórico e prático da Língua Brasileira de Sinais e possibilitou a conscientização dos participantes e de toda a comunidade escolar.

Além disso, a iniciativa permitiu esclarecer os conceitos de língua oral e língua gestual/visual e procurou desmistificar concepções equivocadas do uso da Libras.

Duração

Iniciado em julho deste ano, o projeto, intitulado “O ensino dos cumprimentos básicos em Libras no contexto escolar como segunda língua para os alunos da Escola Estadual Luizinha Nascimento” foi amparado pelo edital nº 004/2022, da Fapeam, concluído no final do ano letivo de 2022.

Apoio

A professora celebrou o fato do Governo do Amazonas incentivar, por meio da Fapeam, iniciativas que contribuem para transformar a educação e a sociedade de modo geral.

“A Fapeam exerce um papel de fundamental importância aos educadores, com o objetivo de tornar os alunos protagonistas e participativos, além de colaborar socialmente com o desenvolvimento desse público em prol de membros de uma sociedade, da qual fazem parte, expandido conhecimento para além da sala de aula, de forma inclusiva”, celebrou.

Programa

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário