Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Queiroga discute criação de portabilidade instantânea de planos de Saúde

Modelo, segundo Queiroga, funcionaria como open banking da saúde
Especial Publicitário
Queiroga discute criação de portabilidade instantânea de planos de Saúde
Queiroga discute criação de portabilidade instantânea de planos de Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda a criação do que intitulou de “open health”. Seria algo no modelo do “open banking“, só que para planos de saúde.

A ideia de Queiroga é que o sistema permita ao usuário autorizar as operadoras a terem acessos a seus dados e fazer a portabilidade instantânea de plano, o que aumentaria a concorrência no setor.

A interlocutores o titular da Saúde disse já ter se reunido pelo menos duas vezes com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para discutir o assunto.

O que é Open Banking

Banco aberto, ou sistema bancário aberto ou partilhamento de dados bancários pessoais (ou open banking, em inglês), é um termo da área de serviços financeiros, que é parte da tecnologia financeira, relativo a um conjunto de regras sobre o uso e compartilhamento de dados e informações financeiras entre instituições, que consiste em: 

  1. Uso de I.P.A.s abertas que permitem a outros desenvolvedores (empresas, etc.) a criação de aplicações e serviços à volta de uma instituição financeira;
  2. Mais opções de transparência financeira para os correntistas, de dados abertos a dados privativos (por exemplo, os correntistas poderão aprovar que instituições terceiras tenham acesso a seus dados bancários e, com isso, poder-se-á concentrar toda a gestão das finanças num só aplicativo, site ou plataforma);
  3. Uso da técnica de código aberto para alcançar os objectivos supracitados.

Leia também: Primeiro dia do 20° mutirão encerra com mais de 28 mil doses aplicadas no AM

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário