Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

“Racismo inverso ?”: Prefeita de Chicago anuncia que só dará entrevistas a jornalistas negros

“Desculpe, prefeita, mas isso é racismo”, disse um usuário do Twitter ao anúncio feito à prefeita de Chicago
Especial Publicitário
"Racismo inverso ?": Prefeita de Chicago anuncia que só dará entrevistas a jornalistas negros
"Racismo inverso ?": Prefeita de Chicago anuncia que só dará entrevistas a jornalistas negros

A prefeita de Chicago (EUA), Lori Lightfoot, comunicou nesta semana que só concederá entrevistas a jornalistas negros. Em carta enviada aos veículos de imprensa da cidade, Lori disse que a sua decisão era para promover maior “diversidade” no jornalismo.

Insistindo que a diversidade e a inclusão são “imperativas” em todas as coisas, a prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, ofereceu entrevistas individuais apenas a jornalistas de uma cor de pele específica. Até mesmo alguns de seus colegas democratas se opuseram.

“Desculpe, prefeita, mas isso é racismo”, disse um usuário do Twitter. 

“[Se] um prefeito branco só pudesse ser entrevistado por um repórter branco, o mundo ficaria indignado. Errado é errado, não importa quem o faça. Isso é discriminação ”, disse outro , nada menos que ativista on-line do #Resistance.

“É assim que se parece o racismo sistêmico”, brincou o jornalista populista Ryan Girdusky .

Lightfoot respondeu dobrando em uma série de tweets na manhã de quarta-feira. Dizendo que concorreu a prefeita para “quebrar o status quo que estava falhando a tantos ” , ela argumentou que é “uma pena que em 2021, a imprensa da Prefeitura seja esmagadoramente branca em uma cidade onde mais da metade da cidade se identifica como negra , Latino, AAPI ou nativo americano. ”

“Ao observar a ausência de diversidade na comunicação da prefeitura e em outras redações, infelizmente, não parece que muitas das instituições de mídia em Chicago perceberam e realmente não abraçaram este momento”, disse a prefeita ao explicar que o país enfrenta um “ajuste de contas”.

“É uma pena que, em 2021, a equipe de imprensa da prefeitura seja predominantemente branca em uma cidade onde mais da metade da cidade se identifica como negra, latina, AAPI [asiática] ou nativa americana”, insistiu.

Leia também: Bolsonaro chama CPI de “vexame nacional” e diz que Pazuello “foi bem”

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário