Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

RARO! Bebê nasce com quatro rins no Brasil; condição é super rara

O fenômeno é conhecido na medicina como rins supranumerários e ainda é cercado de mistérios
Especial Publicitário
Foto: Arquivo pessoal/Thalia Silva Alves

Brasil – O bebê Isis Eloah Ferreira Alves, de um ano e 1 mês, que nasceu na cidade de Formosa (DF), entrou para os registros de casos mais raros do mundo ao nascer com quatro rins.

O fenômeno é conhecido na medicina como rins supranumerários e ainda é cercado de mistérios, já que há cerca de 100 casos apenas registrados mundialmente.

Isis nasceu prematura e passou meses na incubadora. Ela precisou ser entubada assim que veio ao mundo e apresentou alguns problemas de saúde como atraso motor e outros, que passaram a ser acompanhados de perto.

Nessas análises, quando Isis estava com cinco meses de vida, os médicos passaram a desconfiar que a menina tinha apenas um rim. Contudo, acabaram se surpreendendo ao descobrir, por meio de exames, que na verdade, ela tinha quatro.

“O rim é um órgão que é formado a partir de um broto, que surge do lado da bexiga. Esse brotinho vai estimular um tecido que está do lado da bexiga e se transformar em um rim.

Ele conta que apesar de muito rara, a condição nem sempre requer intervenção. Muitas vezes a pessoa pode levar uma vida normal e descobrir que tem mais de dois rins apenas na vida adulta.

Foto: Arquivo pessoal/Thalia Silva Alves

No caso de Isis, foi necessário realizar uma cirurgia para remover um dos rins, porque apresentou falha. Ele acumulou muita urina e acabou virando uma grande massa que estava comprimindo o estômago e o fígado.

Após a retirada, a criança respondeu bem ao procedimento e hoje leva uma vida dentro da normalidade. Porém, deve ser acompanhada por anos, para garantir que não haverá nenhum tipo de complicação futura.

O rim removido de Isis foi encaminhado para estudo e segundo Hélio, não pode ser doado para outra pessoa porque tem os vasos sanguíneos diferentes e poderia ser rejeitado ou causar problemas sérios para quem o recebesse.

A bebê segue em tratamento devido às complicações do parto prematuro, como a fragilidade de um pulmão. Por conta disso, ela volta ao hospital semanalmente e já foi internada algumas vezes com pneumonia, mas segundo a equipe médica, mesmo com as dificuldades, ela leva uma vida normal.

Leia mais

‘Está em estado grave’, diz delegado sobre bebê espancada pelo pai em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com apoio da Delegacia Fluvial (Deflu), prendeu em flagrante, na terça-feira (09/01), um homem, 26, por lesão corporal dolosa contra a própria filha, uma criança de 2 anos. Ele foi preso em uma comunidade próxima ao Lago do Janauari, zona rural de Manaus.

Segundo o adjunto da unidade especializada, delegado Paulo Benelli, na tarde de segunda-feira (08/01), a Depca recebeu uma informação do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Criança Zona Leste – Joãozinho, a respeito de uma criança que teria dado entrada na unidade hospitalar, com sinais de agressões e estaria internada em estado grave.

Veja matéria completa no link abaixo

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário