Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula recebe presidente da Argentina nesta segunda (26)

Além da agenda com o presidente Lula no Palácio do Planalto, está previsto, ainda, um almoço no Palácio Itamaraty
Especial Publicitário
Lula recebe presidente argentino
Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (26), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em visita oficial ao Brasil. Além da agenda com Lula no Palácio do Planalto, está previsto, ainda, um almoço no Palácio Itamaraty.

Fernández também encontrará Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em maio, os dois mandatários se reuniram em uma reunião bilateral por cerca de quatro horas. O principal item da pauta foi um pedido ao governo brasileiro para ajudar a Argentina a enfrentar sua profunda crise econômica.

Em declaração conjunta, Lula afirmou que fará “todo sacrifício” para ajudar o país vizinho. “Do ponto de vista político, me comprometi que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina nesse momento difícil”, disse.

Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Ele é um dos líderes mais próximos do presidente brasileiro, tendo comemorado sua eleição no ano passado.

Além do encontro na posse de Lula, o presidente brasileiro fez visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional. Já Fernández veio mais duas vezes a Brasília, uma para se reunir diretamente com Lula, em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.

Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma nova crise na economia, com desvalorização do peso – a moeda local – perda do poder de compra e altos índices inflacionários.

Em março, a inflação no país vizinho chegou a 104% ao ano. Por isso, o presidente Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras ao país.

*Com informações da CNN

Leia mais:

Lula questiona papel de organizações internacionais em conflitos

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário