Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Realização do Festival de Parintins 2020 divide opiniões

O Festival de Parintins 2020, que tradicionalmente acontece no mês de junho, foi remarcado para os dias 6,7 e 8 de novembro
Especial Publicitário
festival de parintins

Manaus – A nova data para a realização do Festival Folclórico de Parintins 2020, marcado para os dias 6,7 e 8 de novembro, gerou uma intensa repercussão, principalmente nas redes sociais. O anúncio da nova data foi feito na última sexta-feira (10) por Jender Lobato, presidente do Boi Caprichoso, e Fábio Cardoso, mandatário do Boi Garantido.

O festival estava agendado para acontecer nos dias 26,27 e 28 junho. Entretanto, a festa foi adiada devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS0), o Amazonas registrou neste sábado (11) 83.230 casos confirmados por Covid-19, sendo 30.197 em Manaus e 53.033 no interior. Parintins aparece na lista com 2.886 casos confirmados e 89 mores.

Fábio Cardoso, em comunicado enviado pela assessoria do Boi Garantido, informou que tem compromisso com a saúde dos brincantes e colaboradores da agremiação. Ele reitera dizendo da importância do festival para o município.

“As informações técnicas que obtivemos são claras em relação a um cenário ainda mais favorável, e que posterior serão apresentadas. Importante lembrar que a luta pela promoção do Festival em 2020 é um atendimento direto a centenas de trabalhadores da arte que necessitam do Festival para o sustento dos seus lares, além da importância econômica do município como um todo”, falou.

Parintins 2019: operação para festival envolve mais de 1 mil servidores do  Governo | Cotidiano | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus
O festival representa a maior arrecadação do município – Foto: Divulgação

Para Jender Lobato, o anúncio foi planejado e acredita que em novembro a realidade será diferente sobre a pandemia da Covid-19.

“Esse anúncio foi algo pensando e amplamente planejado. Hoje vivemos uma realidade da pandemia, que prejudicou diversas pessoas, mas em novembro teremos uma realidade totalmente diferente. O Festival de Parintins não se resume apenas em três dias de apresentações, representa a principal fonte de renda da cidade. Vamos fazer com que o festival aconteça com segurança, vamos obedecer todos os critérios estipulados pelas autoridades de saúde”, disse.

Pé no chão

O Governo do Amazonas, principal parceiro do Festival Folclórico de Parintins, não confirmou a nova data de forma oficial.

Em nota, o governador Wilson Lima (PSC) só vai se pronunciar sobre o assunto futuramente.

“O Governo do Estado do Amazonas só vai se pronunciar sobre a realização do Festival de Parintins após receber parecer das autoridades sanitárias, as únicas capazes de avaliar os riscos da exposição da população à Covid-19 em eventos do porte da festa popular”, reitera.

Nenhuma descrição de foto disponível.
O Boi Garantido é o atual campeão do festival – Foto: Wigder Frota

Wilson reconheceu a importância do Festival de Parintins, no entanto, falou que “não é possível que tal decisão seja tomada sem o embasamento científico necessário que assegure o maior bem que todos temos: a vida”.

Opiniões

As discussões em torno do assunto movimentaram as redes sociais nos últimos dois dias. Uns são a favor e outros são contra.

O servidor público e torcedor do Garantido, Márcio Ataíde, se mostrou contrário à realização do festival em novembro. Ele alega que esse não é o momento de pensar em festa.

“Não dá pra fazer vista grossa para tudo que está acontecendo. Festejar o quê? Celebrar o quê? Comemorar o quê? As vidas perdidas por esse maldito vírus? Amo Parintins e amo e Festival, mas sensatez nessa hora é o mínimo que podemos ter”, comentou.

Por outro lado, a universitária Maria de Souza e torcedora do Caprichoso, criticou a forma que as pessoas estão lidando com a escolha da nova data do festival.

“Tem muita gente que vive em festinha clandestina, passeando, correndo sem máscara, visitando os amigos e muitas outras coisas. Ainda acredito que Deus escolhe o melhor para os seus filhos. Precisamos pensar positivo que tudo vai dar certo”, reitera.

Leia também: Artista amazonense participa do Caldeirão do Huck

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário