RealTime Big Data: Aziz lidera disputa pelo governo do Amazonas em 2026

Especial Publicitário
Omar Aziz lidera levantamento do RealTime Big Data em cenário marcado por alta indecisão no Amazonas (Reprodução)

Manaus (AM) – A disputa pelo Governo do Amazonas em 2026 ainda não apresenta um nome consolidado entre o eleitorado, segundo pesquisa do RealTime Big Data, divulgada nesta quinta-feira, 19 de março. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-00383/2026, mostra que 63% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem votar na modalidade espontânea.

Nesse cenário inicial, que mede a lembrança imediata dos eleitores, o senador Omar Aziz aparece com 10%, seguido por Maria do Carmo Seffair com 4%. Capitão Alberto Neto e o prefeito David Almeida registram 3% cada, enquanto o governador Wilson Lima é citado por 2%, indicando um quadro de baixa definição eleitoral neste momento.

Quando os nomes são apresentados ao eleitor, o cenário muda e aponta uma liderança mais clara. Omar Aziz aparece com 39% das intenções de voto, seguido por Maria do Carmo Seffair, com 27%, e David Almeida, com 22%. A diferença de 12 pontos percentuais entre os dois primeiros coloca o pleito em um estágio inicial de polarização, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

A análise por perfil do eleitor revela variações importantes. Omar Aziz tem maior desempenho entre mulheres, com 42%, e entre eleitores com mais de 60 anos, onde atinge 44%. Já Maria do Carmo Seffair apresenta desempenho semelhante ao do senador entre eleitores com renda superior a cinco salários mínimos, ambos com 32%.

Cenário do primeiro turno para o governo (Reprodução)

Rejeição e desconhecimento moldam o cenário eleitoral

Os índices de rejeição indicam desafios relevantes para os principais nomes da disputa. O prefeito David Almeida lidera nesse quesito, com 47% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Omar Aziz aparece em seguida, com 40%, evidenciando resistência significativa a candidaturas já conhecidas.

No detalhamento da votabilidade, 51% dos eleitores afirmam conhecer David Almeida e não votariam nele, enquanto 42% dizem o mesmo sobre Omar Aziz. Esses dados reforçam o peso da rejeição como fator determinante no cenário eleitoral apresentado pela pesquisa.

Maria do Carmo Seffair, por sua vez, registra a menor rejeição entre os principais nomes, com 22%. Apesar disso, 37% dos entrevistados afirmam não conhecê-la o suficiente para opinar, indicando um quadro de alto desconhecimento que ainda pode influenciar sua trajetória na disputa.

O vice-governador Tadeu de Souza também aparece com baixa visibilidade. Segundo o levantamento, 63% dos eleitores dizem não conhecê-lo, e ele não ultrapassa 8% das intenções de voto nos cenários estimulados apresentados.

Nas simulações de segundo turno, Omar Aziz venceria David Almeida por 48% a 32%. Em um eventual confronto com Maria do Carmo Seffair, o senador aparece com 44% contra 37%. Já a disputa entre Seffair e Almeida apresenta empate técnico, com 39% a 37%, dentro da margem de erro.

A pesquisa também avaliou a gestão estadual. O governo Wilson Lima é desaprovado por 50% dos entrevistados, enquanto 25% o classificam como “Ótimo ou Bom” e 33% como “Ruim ou Péssimo”. Entre os principais problemas apontados pela população, a Saúde lidera com 22%, seguida por Segurança Pública e Infraestrutura, ambas com 17%.

Pesquisa também trouxe o cenário de rejeição (Reprodução)

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata