Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Roteiristas de Hollywood entram em greve a partir de hoje; entenda

Algumas das principais reivindicações são melhores condições de trabalho e o aumento do salário mínimo
Especial Publicitário
(Foto: reprodução/pixabay)

Brasil – A greve dos roteiristas de filmes e séries de Hollywood foi oficialmente decretada nesta terça-feira (2). Segundo o site Deadline, o sindicato da categoria Writers Guild of America (WGA), a decisão foi tomada após tentativas mal sucedidas de acordo entre os estúdios.

Algumas das principais reivindicações são melhores condições de trabalho, o aumento do salário mínimo, remuneração igualitária entre produções direto para streaming comparada com plataformas como TV e cinema, além de uma nova fórmula para tornar os “valores residuais” (pagamentos pelo uso de obras após seu lançamento) mais justos.

Na noite desta segunda-feira (01), o WGA já havia mostrado a possibilidade de paralisação dos trabalhos ao emitir o comunicado que dizia: “As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje”.

A greve envolve também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede pea legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos.

A previsão é que os primeiros afetados sejam os talk-shows e programas de variedades. Os outros a serem atingidos são as séries que começam a ser rodadas agora para a safra de 2023-2024. Algumas, inclusive, como o remake de Quantum Leap, já estão apressando o início das filmagens da nova temporada para não serem atingidos pela greve.

A última greve da categoria ocorreu durante a safra de 2007-2008. Como consequência, várias temporadas de programas de televisão foram encurtadas, como Lost, Grey’s Anatomy e 30 Rock. Além de produções como The Big Bang Theory, 24 Horas, Breaking Bad e mais tiveram que adaptar número de episódios ou até mesmo adiar temporadas. Outros programas foram abruptamente cancelados, incluindo o remake de Bionic Woman, The Return Of Jezebel James (dos criadores de Gilmore Girls) e Men In Trees.

Até mesmo a cerimônia do Globo de Ouro daquele ano foi cancelada e substituída pelo anúncio dos vencedores em uma coletiva de imprensa.

Leia também:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/D7QIRQn

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário