Saiba como câmeras de segurança ajudaram a prender suspeito de matar delegado

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a Polícia Civil está focada na identificação e prisão dos envolvidos
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Brasil – A prisão de um dos suspeitos envolvidos na morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, na zona sul de São Paulo, contou com o auxílio de imagens de monitoramento de vias próximas ao local do crime, fornecidas pela empresa Gabriel. Os vídeos, obtidos pelo Estadão, mostram os criminosos praticando outros crimes dias e minutos antes da ocorrência, dentro de um raio de cinco quilômetros da Rua Amaro Guerra, onde Belarmino foi baleado em 14 de janeiro.

Modus operandi e atuação criminosa

As imagens revelam um padrão de atuação dos criminosos, que circulam em motocicletas com mochilas de entregadores, rondam os alvos e abordam as vítimas à mão armada. Normalmente agem em dupla ou trio, com um dos criminosos realizando a abordagem enquanto os outros fornecem cobertura.

O delegado assistente do 11° Distrito Policial de Santo Amaro, Deglayr Barcellos, afirmou que o grupo era altamente organizado e especializado. “Eles se revezavam para evitar abordagem da Polícia Militar e atuavam sobretudo na zona sul, em bairros como Brooklin e Santo Amaro”, disse Barcellos em coletiva de imprensa.

Crimes registrados antes do assassinato

  • 9 de dezembro: Às 13h30, na Rua Pensilvânia, na Cidade Monções, os criminosos roubaram um casal. A dupla de assaltantes circulou pela via antes de abordar as vítimas e fugir na contramão.
  • 11 de janeiro: Às 11h30, na Rua Antônio Aggio, Jardim Ampliação, os criminosos tentaram assaltar uma mulher que conseguiu fugir. Testemunhas tentaram intervir, mas os assaltantes escaparam.
  • 14 de janeiro: Minutos antes da morte do delegado, um dos suspeitos assaltou uma pessoa na Rua Bartolomeu Feio, no Brooklin. As imagens mostram o criminoso ameaçando um entregador antes de fugir.
  • Momentos antes do crime: Os criminosos foram vistos circulando nas ruas da Paz e Amaro Guerra, onde identificaram Belarmino como alvo.

A equipe de inteligência da empresa Gabriel cruzou as imagens e identificou elementos em comum entre os crimes, como a presença das mesmas motocicletas e placas clonadas.

Investigação e prisões

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a Polícia Civil está focada na identificação e prisão dos envolvidos. A atuação das forças policiais na região já resultou na prisão de mais de 13 mil pessoas e na apreensão de 1.230 armas de fogo entre janeiro e novembro do ano passado.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) confirmou que os motociclistas identificados nas ocorrências estão ligados à morte do delegado. Os criminosos utilizavam diferentes motos e placas para despistar as autoridades. “Foram diversas motos e placas clonadas mapeadas, pelo menos dez veículos envolvidos”, explicou Barcellos.

O homem preso nesta terça-feira é apontado como o autor dos disparos que mataram Belarmino. A investigação sugere que pelo menos seis pessoas faziam parte do grupo criminoso. “Esta é apenas a primeira fase da investigação. Há novas provas e diligências a serem realizadas”, disse Barcellos.

Relembre o caso

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior foi morto no dia 14 de janeiro durante um assalto no bairro Chácara Santo Antônio. As imagens mostram Belarmino caminhando pela Rua Amaro Guerra quando um criminoso em uma moto se aproxima e o aborda. O assaltante, de capacete e armado, revista o delegado, que estava com sua arma, e em seguida dispara quatro vezes. Os tiros atingiram as costas, o braço e a garganta da vítima.

Após o crime, o criminoso fugiu levando o celular e a arma de Belarmino. “O fato dele ser policial decretou sua morte. Não havia necessidade dos tiros”, afirmou Barcellos.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata