Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Saiba quem é o professor da UEA acusado de vender órgãos humanos para Ásia

Helder Pimenta foi afastado das atividades na universidade onde leciona anatomia
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – O fisioterapeuta Helder Bindá Pimenta, professor de anatomia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) foi afastado das atividades na universidade onde leciona a disciplina de anatomia da Escola Superior de Ciências da Saúde. Ele é investigado por suposto crime de tráfico de órgãos.

Segundo investigação da Polícia Federal, há indícios de que Helder teria tentado enviar encomenda contendo uma mão e três placentas humanas para Cingapura, a Ásia. O destinatário seria um famosos designer indonésio que fabrica e vende acessórios e roupas com materiais de origem humana.

O professor é conceituado e uma de suas pesquisas ficou entre os dez melhores entre os 65 trabalhos publicados no congresso Experimental Biology (Biologia Experimental), em Orlando, nos EUA. A informação foi divulgada no site do governo do Amazonas em 2019.

(Foto: Divulgação)

O Experimental Biology (EB) é o maior e mais prestigiado encontro interdisciplinar do gênero. Pesquisadores biomédicos de todo o mundo se encontram para fazer contatos e compartilhar pesquisas de ponta que levam a descobertas e avanços na carreira. O EB recebe a todos com interesse em anatomia, bioquímica e biologia molecular, patologia investigativa, farmacologia e fisiologia.

Formado pela Universidade Adventista de São Paulo (Unasp), o fisioterapeuta tem doutorado em ciências morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará, é mestre em ciências biomédicas, possui especialização em Educação na Saúde no curso de Medicina pela UEA e em Unidade de Terapia Intensiva pelo Unasp.

Atualmente, Helder é professor auxiliar e coordenador do Laboratório de Anatomia Humana da UEA. É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia, membro regular da International Society for Plastination (ISP ) e membro da American Association of Anatomists.

Em nota, a UEA informou que afastou o professor das atividades na Escola Superior de Ciências da Saúde por 30 dias, sem prejuízo nos seus vencimentos.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário