Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Satélite aposentado vai cair na Terra; saiba onde e quando

Lançado ao espaço em 21 de abril de 1995, o ERS-2 emergiu como um dos pioneiros em projetos de observação da Terra
Especial Publicitário
(Foto: ESA/Reprodução)

Mundo – Nesta quarta-feira (21), o satélite europeu ERS-2 realizará sua ‘aposentadoria’ completa ao reentrar na atmosfera terrestre. Quase 30 anos de trabalho em favor da ciência.

Lançado ao espaço em 21 de abril de 1995, o ERS-2 emergiu como um dos pioneiros em projetos de observação da Terra. A Agência Espacial Europeia (ESA) antecipa que a reentrada ocorrerá aproximadamente às 21h (horário de Brasília), marcando o encerramento dessa notável missão científica.”

“O ERS-2 irá quebrar-se em fragmentos a cerca de 80 km acima da superfície da Terra e a grande maioria vai queimar na atmosfera. Alguns fragmentos poderão atingir a superfície da Terra, onde provavelmente cairão no oceano. Nenhum desses fragmentos contém quaisquer substâncias tóxicas ou radioativas”, diz a agência.

Antecipa-se que o equipamento seja visível por um breve período ao iniciar o processo de combustão na atmosfera.

No momento do lançamento, o ERS-2 tinha um peso total de 2.516 kg, incluindo o combustível. Em comparação, reentradas recentes envolveram o UARS, com 6,5 toneladas em 2011, e o poderoso propulsor Long March-5B, responsável pelo lançamento do módulo principal da Estação Espacial Tiangong da China no final de 2022, pesando 23 toneladas.

Veja também:

Imagens dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitoram os focos de queimadas na Amazônia, mostram a grande contribuição de incêndios florestais no Estado do Pará, próximo à região do Baixo Amazonas, na intensificação da fumaça sobre a capital Manaus desde o final de outubro, quando a qualidade do ar na cidade voltou a ficar comprometida.

De acordo com o Inpe, de 26 de outubro, até ontem (03/11), 5.305 focos foram registrados no estado do Pará e, em menor intensidade, na Região Metropolitana de Manaus (RMM), onde no mesmo período foram registrados 149 focos.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário