Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Se não houver vacinação expressiva, Manaus terá uma terceira onda entre março e abril’, afirma pesquisador

O pesquisador e biólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Lucas Ferrante, defendeu um bloquei total e vacinação massiva para Manaus
Especial Publicitário
'Se não houver vacinação expressiva, teremos uma terceira onda entre março e abril', afirma pesquisador
'Se não houver vacinação expressiva, teremos uma terceira onda entre março e abril', afirma pesquisador

Manaus – Segundo o pesquisador e mestre em biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Lucas Ferrante, uma terceira onda resultante da nova variante do coronavírus pode acometer a cidade de Manaus em março e abril caso não haja um verdadeiro bloqueio e aplicação em massa das vacinas.

O Biólogo afirmou que já havia uma previsão sobre a segunda onda do vírus desde agosto de 2020, publicada em artigo científico.

“Desde o dia 7 de agosto nós anunciamos em um artigo científico que Manaus passaria por uma segunda onda do coronavírus e chegamos a acionar o ministério público Federal diversas vezes acusando negligência do estado em não tomar as medidas efetivas para conter essa segunda onda, que poderia ser evitada”, afirmou o biólogo.

Segundo o pesquisador, Manaus também ainda não alcançou o pico de infectados dessa segunda onda.

“No momento verificamos que ainda não chegamos no ápice dessa segunda onda e que de fato não é por conta dessa nova cepa do vírus, mas que a nova cepa do vírus foi fruto dessa segunda onda. Como nós tivemos uma maior circulação do vírus, esse vírus sofreu mutação e agora temos mais essa nova variante circulando. Essa nova cela poderá se disseminar completamente por volta de março”, declarou Ferrante.

A comunidade ciêntifica, segundo o pesquisador, recomenda um bloqueio total da cidade amparada por auxílio emergencial.

“Nós estamos recomendando um bloquei (lockdown) de verdade e não esse lockdown ‘de faz de conta’, onde se fecha algumas coisas e se mantém outras abertas”, afirmou. ”Se nós não fecharmos toda a cidade e não houver vacinação massiva de toda a população, Manaus não irá conseguir sair dessa segunda onda e nós já estamos projetando uma terceira onda pros meses de Março e Abril”, afirmou pesquisador.

Foto: Divulgação

Leia também: Pescado ilegal é apreendido durante ação da polícia no interior do AM

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário