Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

SECA: 110 botos são achados mortos no Lago Tefé, aponta Instituto Mamirauá

Essas perdas foram documentadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução/Vídeo)

Amazonas – As elevadas temperaturas e a seca na Amazônia estão impactando negativamente os botos-cor-de-rosa, um dos ícones da região. Em apenas uma semana, até a sexta-feira (29), foram registradas 110 mortes desses animais, bem como de tucuxis, uma espécie de golfinho de água doce, no Lago Tefé, no estado do Amazonas.

Essas perdas foram documentadas pelo Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos, pertencente ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A causa das mortes ainda não foi confirmada, mas elas ocorrem em meio a uma estiagem severa na região, que também provocou a morte de peixes no lago.

“É uma coisa inédita, nunca teve morte de botos assim relacionada com temperatura”, diz Miriam Marmontel, líder dos pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Segundo os cientistas do Instituto Mamirauá, análises realizadas nas águas do Lago Tefé mostraram que a temperatura alcançou surpreendentes 40°C a uma profundidade de três metros. Isso representa um aumento significativo em relação à temperatura média histórica, que era de 32°C.

Veja vídeo:

Leia mais:

Vídeo: Peixes, botos e outros animais morrem em emergência de rios secos no AM

Nesta quarta-feira (27), moradores do município de Tefé, no interior do Amazonas, divulgaram imagens de animais mortos na superfície do Rio Solimões.

No Amazonas, o número de cidades em emergência por causa da seca subiu para 15. Com a estiagem deste ano, o estado registra morte de peixes, botos e outros animais. O número de pessoas afetadas passa de 100 mil, nesta terça-feira (26), e pode chegar a 500 mil até o fim do ano.

Veja matéria completa no link abaixo:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário