Foi divulgado nessa quarta-feira (17/07) o resultado do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE–Ufam), convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ao todo, 18 profissionais da rede pública estadual de educação foram selecionados, após duas etapas seletivas, e começam a especialização no segundo semestre deste ano.
De acordo com o titular da Seduc-AM, professor Luiz Castro, a iniciativa faz parte da política de incentivo à qualificação da Secretaria de Educação. Para ele, o fortalecimento das parcerias com as instituições ajuda na qualificação dos professores da rede estadual. “Esse tipo de parceria é essencial para que os profissionais da educação tenham qualificação de alto nível. Queremos que esses editais sejam cada vez mais viáveis e saiam com mais frequência”, destacou.
Para este convênio, as linhas de pesquisa foram Processos Educativos e Identidades Amazônicas, Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos; e Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico.
Conforme a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (PPGE), Selma Baçal, o convênio reafirma a satisfação da Ufam em contribuir para a melhoria do ensino no Amazonas. “Temos a satisfação de promover esta parceria, auxiliar a formação dos docentes, propiciar e estreitar a relação da Ufam com a comunidade”, assinalou.
Seleção – As vagas não foram exclusivas para professores: pedagogos e outros servidores com graduação, de todas as áreas do conhecimento, participaram da seleção, de acordo com a a professora Adriana Moreno, diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta. “Os profissionais escolheram uma linha de pesquisa, elaboraram o processo e obedeceram às etapas descritas no edital. Tivemos um bom número de interessados”, explicou. O resultado final pode ser acessado em por meio do link http://bit.ly/2YbU799.
Novos cursos – A Seduc-AM está em tratativas tanto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) quanto com a Ufam para lançar novas vagas para os servidores da secretaria ainda no segundo semestre de 2019.