Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Seduc emite nota após denúncia de transfobia no IEA

Aluna transexual se queixa de ser alvo de zombaria por parte de funcionários da instituição.
Especial Publicitário

(Foto: Divulgação Seduc)

A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) emitiu nota após a denúncia de uma aluna transexual que se sentiu discriminada por funcionários do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Gabriela de Sousa Coimbra reclamou que foi alvo de piadas na última segunda-feira (17) após pedir que os servidores a tratassem pelo nome feminino ao invés de Gabriel, de batismo, que consta em seu RG.

De acordo com a denunciante, ela foi tratada em tom de deboche pelo porteiro e outro funcionário não identificado, que pediram a Gabriela que se acalmasse utilizando termos como “amigão” e “meu irmão” à jovem. Veja abaixo a nota emitida pela Secretaria.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto lamenta o ocorrido durante a aplicação do Provão Eletrônico, na tarde de segunda-feira (17/02), no Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Na ocasião, uma candidata transexual foi chamada pelo nome que consta em sua cédula de identidade, ao contrário do nome social, por um agente de portaria da unidade de ensino. A pasta informa que o caso foi registrado pela sua Ouvidoria, que tomará as medidas cabíveis com relação ao caso. A secretaria reforça, ainda, que não compactua com qualquer ato de preconceito ou discriminação.

Raphael Sampaio com informações do repórter João Paulo Castro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário