Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Segunda parcela do auxílio será pago nesta quarta-feira para cadastrados no site ou app

A Caixa Econômica Federal informou quem quem ainda está recebendo a primeira parcela do auxílio, só vai receber a segunda em junho.
Especial Publicitário
segunda parcela auxílio

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão

O Governo Federal vai começar a pagar na próxima quarta-feira (19) a segunda parcela do auxílio emergencial para quem se cadastrou pelo site ou aplicativo do programa e para os inscritos no Cadastro Único de programas sociais.

Apesar do pagamento ser amanhã, saques e transferências serão realizados do fim de maio, quase dois meses após o início dos pagamentos da primeira parcela.

Quem ainda está recebendo a primeira parcela, só vai receber a segunda em junho. Nada muda para beneficiários do Bolsa Família, que recebem de 18 a 29 de maio de acordo com o NIS, o número do Cadastro Único, e já podem sacar.

Foram mais de 53 milhões de cadastros feitos por trabalhadores autônomos e informais pelo site ou aplicativo da Caixa. Quase 30 milhões aprovados, mas ainda há 4 milhões de CPFs em análise pela Dataprev, e a Caixa ainda não tem data para pagar.

Quem não tem conta em banco pode fazer o cadastro pelo site ou pelo aplicativo da Caixa. Uma poupança digital é aberta gratuitamente para que o trabalhador receba o benefício. E pode movimentar o dinheiro dentro do aplicativo para pagar contas, por exemplo, com outro aplicativo, o Caixa Tem, ou pode gerar um cartão virtual e fazer compras em mercados ou farmácia. Para sacar o dinheiro, esse trabalhador terá de ir a agências da Caixa ou lotéricas.

A Caixa firmou acordo com 52 bancos que estarão liberados para pagar em dinheiro a segunda parcela, mas só nas datas de saque. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, atribuiu a demora a falhas no Cadastro Único do Ministério da Cidadania, que muitas vezes está desatualizado

“Há uma falta grande de documentação. As pessoas acabam muitas vezes não se casando no papel. Então, muito difícil. Como é que o banco de dados vai poder refletir uma realidade que não foi colocada de uma maneira clara?”, explicou.

Entretanto, ainda não há data para o pagamento da terceira parcela.

Da Redação com informações do G1

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário