Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Sete dos dez novos deputados da Aleam têm familiares na política

Sete dos dez nomes, apesar de ainda não terem sido experimentados na política, têm parentesco com figuras já conhecidas no cenário político amazonense.
Especial Publicitário
plenário aleam
(Foto: João Luiz Onety-Portal Tucumã)

Manaus (AM) – Em 2023 a renovação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) será de 58,3%. Dez das 24 cadeiras terão novos ocupantes, ou nem tanto assim, pois sete dos dez nomes, apesar de ainda não terem sido experimentados na política, têm parentesco com figuras já conhecidas no cenário político amazonense. O Portal Tucumã listou abaixo numa classificação do mais para o menos votado, de quem os novos parlamentares são parentes.

O médico urologista George Lins (UB), filho do decano da Aleam, Belarmino Lins (PP), foi eleito como sucessor do pai, que em entrevistas disse que o filho iria continuar o trabalho dele pelo interior do estado. Vale destacar que George é sobrinho de um dos mais longevos políticos do país, o deputado federal reeleito para o 10º mandato, Átila Lins. George foi eleito com 44.520, sendo o sétimo mais votado.

O empresário Cristiano D’Ângelo (MDB), irmão do prefeito de Manacapuru Beto D’Ângelo (MDB) agora passa a ser uma voz da Princesinha do Solimões na Aleam. Cristiano foi o 10º mais votado, obtendo 36.658 votos, sendo pelo menos dois terços só em Manacapuru.

O 12º deputado mais votado do pleito, foi Daniel Almeida (Avante), irmão do prefeito David Almeida (Avante). Daniel, que é empresário e missionário da Igreja Adventista, teve 35.755 votos.

Logo depois vem Mayra Dias (Avante) com 34.563 votos. Além de conviver com um político em casa, já que desde 2019 é casada com o prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil), que inclusive já ocupou uma vaga no parlamento estadual. Além disso, o pai da Miss Brasil 2018, Carlos Luiz de Oliveira Dias, o Sarapó, foi vereador em Nova Olinda do Norte em seis mandatos.

Débora Menezes (PL) será a mais jovem deputada da legislatura. Aos 28 anos, a filha do ex-superintendente da Suframa e ex-candidato ao Senado, Coronel Alfredo Menezes (PL), recebeu 32.406 votos. Ela é doutoranda em Ciências Empresariais pela Universidade UCES de Buenos Aires, é especialista em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, Política e Estratégica, com MBA pela PUC de Minas Gerais.

O advogado Thiago Abrahim (União Brasil), filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, teve a confiança de 31.731 eleitores, conquistando grande força política não apenas na ”Terra da Pedra Pintada”.

O ex-comandante da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Dan Câmara (PSC), irmão do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), entrou nos últimos momentos da votação acirrada para as 24 vagas da Aleam. Sendo o 22º mais votado com 21.770 votos.

Veteranos também já tinham laços com a política quando entraram em 2018

Dentre os deputados que vão continuar na Aleam em 2023, o destaque vai para o mais votado da história do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil) que obteve 105.510. Roberto, é sobrinho do ex-Orlando Cidade.

Já o atual vice-presidente da Casa, deputado Carlinhos Bessa (PV), eleito com 37.131 votos, é irmão do ex-prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá.

Mayara Pinheiro (Republicanos), que em 2018 foi a deputada mulher mais votada do Amazonas, é filha de Adail Pinheiro e irmã de Adail Filho, ambos ex-prefeitos de Coari. O clã dos Pinheiros se perpetua, Adail Filho foi eleito deputado federal com mais de 90 mil votos. Mayara, por sua vez, também garantiu a permanência na Aleam ao receber 29.970 votos.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário