Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Só abaixa a cabeça para rezar’, relata família de artista do Boi Garantido internado com Covid-19

O artista plástico Júnior de Souza, popularmente conhecido como "Considerado", está internado no Hospital Jofre Cohen, em Parintins
Especial Publicitário
artista covid-19

Manaus – Os familiares do artista plástico do Boi Garantido, Júnior de Souza, fizeram um desabafo nesta quinta-feira (28) a respeito do seu estado de saúde que está internado no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, em tratamento contra o novo coronavírus (Covid-19).

O “Considerado”, como é carinhosamente conhecido, passou por uma tomografia na unidade hospitalar e foi constatado que ele está com 89% do pulmão comprometido. Entretanto, o artista não apresenta febre, quadro clínico estável e constantemente vem sendo tomando os remédios contra a doença.

Eles relataram que Júnior de Souza tem sido guerreiro e só abaixa a cabeça para fazer suas orações.

“Apesar do cansaço da batalha, o Júnior se mostra um verdadeiro guerreiro, não esmorece e só abaixa a cabeça para rezar. Pedimos a todos que continuem suas orações para o Júnior e todos que se encontram nessa guerra”, disse o comunicado divulgado pela família.

Além do artista, a esposa de Júnior, Milena Souza, também foi diagnosticada com a doença. No entanto, ela ficou em isolamento social e está recuperada da Covid-19.

Sara Souza, sobrinha do artista, falou ao Portal Tucumã que Júnior de Souza tem sido um guerreiro na luta contra o vírus.

“Os últimos dias não tem sido fáceis. Estou muito preocupada com meu tio, mas tenho fé em Deus que ele vai vencer essa batalha e voltar para sua família”, ressalta.

Trajetória

O artista plástico Júnior de Souza é reconhecido por trabalhos no Festival Folclórico de Parintins, principalmente com o Boi Garantido. Ele fez sua estreia em 1997 e desde lá protagonizou momentos inesquecíveis.

Ele é considerado um dos melhores artistas na história do bumbá, sendo responsáveis por grandes trabalhos, entre eles: o ritual Xikrin, a nação que veio do céu, o ritual Deuses Canibais e o ritual Turé.

No ano de 2019 comandou a Comissão de Artes do boi vermelho, sagrando-se campeão no festival daquele ano.

Júnior de Souza também soma trabalhos no Boi Caprichoso. Ele integrou o Conselho de Artes, sendo diretor de cenografia, e construiu alegorias ao lado de sua equipe.

Em território azulado, produziu os rituais Cãoera – O Senhor das Sombras, Tocaia Kagwahiva, Cativo e Traidor.

Números

O boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta que o estado registrou 1.852 novos casos de Covid-19, totalizando 259.458 casos da doença, sendo 115.148 em Manaus e 144.310 no interior.

A FVS-AM também registrou 113 óbitos por Covid-19, sendo 94 ocorridos no dia 27/01 e 19 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 7.673 o total de mortes.

Hoje a rede hospitalar tem 2.222 pacientes internados, sendo 1.501 em leitos (540 na rede privada e 961 na rede pública), 631 em UTI (296 na rede privada e 335 na rede pública) e 90 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Parintins soma, atualmente, 7.972 casos confirmados e 187 mortes por Covid-19, considerada um dos maiores índices no interior do Amazonas.

Foto: Reprodução/Facebook

Leia também: Vídeo: Técnica de enfermagem que fingiu vacinar idosa é afastada do cargo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário