Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

“Sofremos ataque terrorista nuclear russo”, denuncia Ucrânia na ONU

Especial Publicitário

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza uma reunião de emergência após a Rússia cercar e bombardear a maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia.

Os líderes iniciaram o encontro por volta das 13h40 desta sexta-feira (4/3), pelo horário de Brasília. Os embaixadores estão preocupados com os riscos que esse tipo de ataque pode trazer, como radiação.

O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, não confia na versão russa de que não houve bombardeio à usina. “Sofremos um ataque terrorista nuclear da Rússia”, salientou.

“O órgão de monitoramento não teve acesso à usina. Alguns sistemas não estão funcionando”, denunciou. “É alarmante que muitos funcionários da manutenção da usina tenham sido mortos por soldados russos. Não houve troca de turno”, alertou.

Ele completou: “Exigimos reações claras da agência internacional de energia atômica”, disse, ao defender um posicionamento da comunidade internacional e a retirada das tropas.

EUA faz alerta

A embaixadora dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield, pediu que a Rússia retire suas tropas da usina para permitir que os funcionários tenham acesso ao local para os operadores manterem as atividades seguras.

“É preciso avaliar danos e o sistema de arrefecimento dos reatores. Instalações nucleares não podem ser parte desse conflito”, frisou.

Com informações de Metrópoles**

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário