Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Time de futebol americano é acusado de turismo sexual a atletas estrangeiros

O caso veio a tona depois que um suposto e-mail começou a circular nas redes sociais
Especial Publicitário
Imagem ilustrativa. (Foto: divulgação/Pixabay)

Brasil – Uma polêmica envolvendo o time de futebol americano do Mato Grosso, Campo Grande Cowboys, começou a ser divulgada sobre a contratação de atletas estrangeiros. Isso porque o time promete aluguel baixo, campeonato com visibilidade, uma “vida de rei” e garotas que “amam estrangeiros”. As informações constam em uma carta de recrutamento.

Na última quinta-feira (5), começou a circular pelas redes sociais um suposto e-mail, onde o clube argumenta que os jogadores vão conhecer muitas mulheres caso fechem contrato com o time. Em um trecho do suposto e-mail, o clube coloca como “atrativo” aos jogadores que as mulheres adoram estrangeiros.

Na rede social, um internauta compartilha o e-mail e legenda: “basicamente, turismo sexual”.

Repúdio

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), após ter conhecimento dos fatos que ganharam as redes, publicou uma nota de repúdio no Instagram. O time, diante das repercussões, também emitiu uma nota de esclarecimento e pediu desculpas.

Confira a nota na íntegra

A CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano teve conhecimento de recentes fatos envolvendo a equipe do Campo Grande Cowboys e manifesta seu repúdio as práticas noticiadas.

A Confederação Brasileira de Futebol Americano e a sociedade em geral preza pela ética e a responsabilidade social.

Temos preceitos básicos que orientam o Futebol Americano brasileiro e que devem ser observados por todos aqueles que dele participam, direta ou indiretamente, em especial o repúdio ao racismo, à xenofobia e a quaisquer outras formas de discriminação e intolerância social, política, sexual, religiosa e socioeconômica.

Também repudiamos qualquer tipo de abordagem inoportuna, bullying ou assédio, tanto de cunho sexual como moral.

Não toleramos e não admitimos o uso de expressões verbais ou escritas que sejam discriminatórias, especialmente quanto à origem, cor, religião, idade, sexo ou orientação sexual de qualquer pessoa ou qualquer tipo de assédio.

A CBFA não tolera e irá reprimir qualquer ato de conotação sexual.

As violações ao Código de Ética da CBFA pelas pessoas a ele submetidas ou as infrações de quaisquer outras regras e regulamentos da CBFA, das Federações, das Ligas e dos Clubes são passíveis de punição, cumulativas ou não, das seguintes sanções:

I – Advertência;
II – Multa;
III – Suspensão;
IV – Desfiliação ou desvinculação.

A aplicação das sanções previstas neste artigo não prescinde do processo administrativo no qual sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Por tais motivos, iremos encaminhar os fatos recentes sobre o caso envolvendo o Campo Grande Cowboys e o texto no Europlayer, para o Comitê de Ética da Confederação Brasileira de Futebol Americano, devendo o mesmo tomar as medidas cabíveis e necessárias para que tais situações não se repitam e maculem a imagem do esporte.

A CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano se solidariza com todas as mulheres e amantes do esporte que de alguma forma se sentiram ofendidas.

O time de futebol americano acusado também se manifestou por nota em uma rede social pedindo desculpa as mulheres que compõem a comissão técnica e diretoria. Também esclareceu que foi realizado o desligamento do atleta com a conta vinculada na plataforma onde a mensagem foi divulgada.

Nota do time

A associação Campo Grande Cowboys de Futebol Americano, com intuito de esclarecer o ocorrido na plataforma Europlayers vem se manifestar publicamente.

Em primeiro lugar, pedimos perdão as mulheres que compõem a comissão técnica e diretoria, que ao aceitarem o convite, jamais esperariam passar por tal situação. Nossas desculpas também se estendem a todas as mulheres, aos torcedores e torcedoras, aos atletas, aos apoiadores e a sociedade como um todo.

É necessário ressaltar que o teor da mensagem, mesmo que com o sentido alterado ou perdido por tradução, é simplesmente inaceitável!

O desconhecimento total da diretoria sobre a captação de atletas, feito através de mensagens com teor desrespeitoso, não exime ou diminui a gravidade da situação e, em razão disso, as devidas providências foram tomadas.

Preliminarmente, anunciamos que, após a deliberação, foi realizado o desligamento do atleta com a conta vinculada na plataforma.

Em conjunto a isso, uma advertência verbal/escrita foi realizada para toda a equipe que compõe o time, no sentido de alertar, informar e reforçar os valores de respeito a todos os tipos de pessoas, valorizando a cultura de respeito e não objetificação das mulheres.

Por fim, tendo em vista que a finalidade e valores educacionais, desportivos e éticos desta associação foram corrompidos, não existe motivação para a associação continuar de portas abertas.

Atenciosamente Diretoria do Campo Grande Cowboys.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucumaFlamengo repudia assédio de torcedor a jornalista

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário