TJAM elege duas novas desembargadoras e amplia presença feminina na Corte

Das 26 cadeiras de desembargadores do TJAM, dez passam a ser ocupadas por mulheres
Especial Publicitário
Ida Maria Costa de Andrade e Lia Maria Guedes de Freitas (Foto: Foto: Chico Batata)

Manaus (AM) – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) terá duas novas desembargadoras a partir desta terça-feira (1.º). Foram eleitas as juízas Ida Maria Costa de Andrade, pelo critério de merecimento, e Lia Maria Guedes de Freitas, pelo critério de antiguidade.

Ida Maria é titular da 15.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho de Manaus e foi eleita a partir de lista exclusiva de juízas, em cumprimento à Resolução n.º 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca garantir maior representatividade feminina nos tribunais brasileiros. Esta foi a primeira vez que a Corte aplicou essa regra.

Já a vaga por antiguidade foi definida por aclamação, com a escolha de Lia Maria Guedes de Freitas, titular da 11.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Capital. A proposta foi feita pelo presidente do TJAM, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes.

Com a eleição, das 26 cadeiras de desembargadores do TJAM, dez passam a ser ocupadas por mulheres, representando 38,4% da composição.

Na sessão, o presidente destacou o caráter histórico da eleição por lista exclusiva feminina. “Dentre as dezenas de juízas que compõem o nosso quadro, todas competentíssimas, hoje teremos a satisfação de receber mais duas juízas que irão compor conosco o Tribunal Pleno e, por conseguinte, as câmaras fracionárias”, disse.

Atualmente, integram o Pleno do TJAM as desembargadoras Graça Figueiredo, Socorro Guedes, Carla Reis, Nélia Caminha, Vânia Marques Marinho, Onilza Gerth, Mirza Cunha e Luiza Cristina Marques, além das duas novas eleitas.

(Foto: Chico Batata)

As magistradas já vinham atuando como juízas convocadas nas vagas dos desembargadores Joana Meirelles e Elci Simões, que se aposentaram por idade. A posse das novas desembargadoras deve ocorrer até o final deste mês.

Próximas aposentadorias

O próximo magistrado a se aposentar é o desembargador Domingos Chalub, que completa 75 anos em agosto. Sua vaga é do quinto constitucional, destinada à classe dos advogados.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress