Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Trump é processado por organização de direitos civis por chamar Covid-19 de ‘vírus chinês’

O ex-presidente Donald Trump está sendo processado por uma organização de direitos civis por se referir repetidamente à Covid-19 como “vírus chinês”
Especial Publicitário
(Foto: Donald Trump/Divulgação)

O ex-presidente Donald Trump está sendo processado por uma organização de direitos civis por se referir repetidamente à Covid-19 como o “vírus chinês”. O processo afirma que suas palavras causaram danos à comunidade asiático-americana.

A Coalizão de Direitos Civis sino-americana está buscando US $ 22,9 milhões de Trump – um dólar para cada asiático-americano e ilhéu do Pacífico nos Estados Unidos. Ele argumenta que a “conduta extrema e ultrajante” de Trump causou “sofrimento emocional aos chineses “.

Observando que “palavras têm consequências”, especialmente “daqueles em posições de poder e influência”, o processo alega que o ex-presidente “intencionalmente repetiu essas palavras difamatórias para servir aos seus próprios interesses pessoais e políticos, com um nível surpreendente de malícia real e negligência.”

processo também alega que Trump “ignorou irresponsavelmente as evidências crescentes de que os insultos raciais e os ataques à comunidade chinesa / asiático-americana aumentaram desde a eclosão da pandemia” e vincula o aumento dos ataques a suas “frases inflamadas”.

O ex-presidente “negligenciou seu dever oficial de representar todos os americanos” , afirma.

Durante sua presidência, Donald Trump referiu-se repetidamente à Covid-19 como o “vírus chinês”, o “vírus da China”, a “gripe chinesa” e “gripe Kung”, entre outros apelidos, referindo-se à origem do vírus.

No entanto, em um comunicado à plataforma de notícias Hill, o conselheiro do Trump, Jason Miller, chamou o processo de “insano e idiota” e “uma piada completa” e afirmou que o processo seria rapidamente “arquivado” em um tribunal.

Muitos ataques violentos  contra americanos de origem asiática – e aqueles que foram confundidos com americanos de origem asiática – foram documentados nos últimos meses.

O presidente Joe Biden respondeu ao aumento dos ataques formando uma Força-Tarefa Covid-19 Health Equity para “abordar a violência anti-asiática” e “promover a segurança, inclusão e pertencimento” para a comunidade asiático-americana.

Na quinta-feira, Biden também sancionou a Lei de Crimes de Ódio Covid-19, que se concentra exclusivamente em crimes de ódio ligados à pandemia.

Leia também: Robôs autônomos de guerra que parecem tanques estão sendo produzidos em massa pela Rússia

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário