Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

TSE retoma julgamentos contra Bolsonaro por suposto abuso de poder

As ações apontam que o ex-mandatário pode ter cometido abuso de poder político durante as comemorações do Bicentenário da Independência
Especial Publicitário
TSE - Bolsonaro - Dia da Independência - 7 de Setembro
(Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou, na manhã desta quinta-feira (26), o julgamento de ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto abuso de poder político nos atos do 7 de Setembro, ocorrido em 2022. Na ocasião, o ex-mandatário participou de vários eventos em alusão as comemorações ao Bicentenário da Independência.

As ações foram movidas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pela também candidata à Presidência na época, a senadora Soraya Thronicke (Podemos), que apontam que Bolsonaro teria aproveitado às festividades para se promover, já que era candidato à reeleição.

Eles também pontuaram que tanto Bolsonaro quanto Braga Netto utilizaram bens e servidores públicos nos eventos, realizados em Brasília e no Rio de Janeiro, o que pode ser considerada como uma conduta vedada aos agentes públicos.

Os casos começaram a ser analisados na última terça-feira (24), no entanto, a sessão foi suspensa após sustentação oral dos advogados e parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE). Já nesta quinta, foi iniciada pela leitura do voto do relator de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) e uma representação, Benedito Gonçalves.

Nos três casos, o ministro Benedito lembrou que os fatos ocorridos em Brasília e no Rio de Janeiro, quando o ex-presidente da República participou de solenidades oficiais, com faixa presidencial e, em seguida, desceu dos palanques para comícios com carros de som financiados por particulares.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário