Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Último debate no Amazonas é marcado por promessas de governo

Candidatos debateram sobre educação, saúde, segurança pública e Zona Franca de Manaus
Especial Publicitário
Candidatos ao Governo do Amazonas durante debate (Foto: Divulgação)
Candidatos ao Governo do Amazonas durante debate (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Durante quase três horas de debate na TV Norte Amazonas, os candidatos debateram suas propostas de plano de governo para conquistar os 2.647.748 de eleitores aptos a votar no Amazonas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), que devem ir às urnas exercer sua cidadania no próximo domingo (02).

Eduardo Braga (MDB), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Henrique Oliveira (Podemos), Carol Braz (PDT) e Israel Tuyuka (Psol), que confirmam presença no programa, debateram no primeiro bloco a segurança publica.

Ricardo Nicolau (Solidariedade) destacou reforço para segurança com abertura de concursos públicos para ampliar a coberta policial no estado. “A segurança pública precisa de mais cuidados. O policial militar tem que ser valorizado, sem contar que as delegacias dos municípios do Amazonas, tem efetivo reduzindo, precisa de mais investigadores para dar apoio as ações polícias junto aos delegados”, disse o candidato.

Mas o embate continuou com a candidata Carol Braz (PDT). “Se eleita, vamos implementar políticas públicas para o estado. Proporcionar ações imediatas de segurança ao cidadão investindo na prevenção com ações nas áreas de risco e no combate ao crime”. A candidata pedetista, concluiu com a criação delegacias especializadas nos Municípios acima de 30.000 habitantes para vítimas Mulheres, crianças, idosos, PCDs e LGBT.

A sequência do debate continuou no segundo bloco com o tema educação. Um dos comentários que chamou atenção durante programa foi a do médico e professor Israel Tuyuca (Psol), que rebateu a pergunta do candidato Eduardo Braga (MDB), sobre a valorização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Enfático disse: “A UEA precisa muito mais, eu sou médico e sou professor, e eu sei muito bem como é a realidade dos estudantes daquela universidade. Vamos fazer diferente candidato (Eduardo Braga). Vamos fazer diferente. Vamos invadir Portugal.”

Economia, emprego e renda foi o tema do terceiro bloco do debate, momento em que os candidato destacaram a valorização da Zona França de Manaus (ZFM). Nicolau (Solidariedade), citou a polêmica da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que segundo ele; prejudicou as empresas e os trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Na época, eu entrei com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), em despesa da Zona Franca de Manaus por conta do decreto federa do Presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que atentou o Polo Industrial”, encerrou.

Leia Mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário